De acordo com a autarquia de Lagoa o período de época alta do turismo vai contar este ano naquele concelho do barlavento com um reforço dos serviços de limpeza urbana, à semelhança dos anos anteriores.
Em Junho, Julho, Agosto e Setembro, revela a autarquia, haverá um reforço na recolha de resíduos urbanos indiferenciados, que representará um custo a crescido de 15 mil euros e um aumento de horas de trabalho extraordinárias de 2.500 horas para os trabalhadores afectos a este serviço.
Na prática, de 6 a 30 de Junho a recolha de lixo dos contentores passa a fazer-se de Segunda a Sexta-feira, das 5 às 12 horas, e ao Sábado das 5 às 11 horas, com 6 viaturas e entre 1 de Julho e 13 de Setembro este serviço será assegurado de forma ininterrupta, incluindo Sábados e Domingos, com 5 viaturas, das 5 às 12 horas.
A autarquia anunciou que, “tal como sucedeu no ano passado”, este ano o município em parceria com a ALGAR continuou a realizar campanhas de sensibilização sobre a correcta deposição dos resíduos de embalagens recicláveis e a divulgação do serviço “Ambilinha”.
As acções de informação foram realizadas nos dias 3 e 4 de Março e 28 e 29 de Maio e a Câmara afirma que serão tomadas medidas de controlo e fiscalização do cumprimento das regras de deposição de resíduos durante a época estival.
Autarquia descarta culpas no que toca a recolha de recicláveis
No comunicado que fez on-line no sítio oficial da autarquia na internet, a Câmara descarta responsabilidades sobre os problemas relacionados com a recolha de resíduos destinados à reciclagem e aponta o dedo à Algar, empresa responsável por este serviço.
De acordo com a Câmara de Lagoa “parte significativa da falta de recolha atempada diz respeito aos reciclados nomeadamente: vidros, embalagens papéis e cartão cuja responsabilidade é da exclusiva competência da Algar”.
Nesta matéria, remata a autarquia, “pouco mais nos resta do que estarmos atentos ao serviço prestado e comunicar a esta empresa os problemas detectados”.
A edilidade afirma ainda que durante o mês de Julho aguarda a entrega de uma nova viatura de recolha equipada com grua, que reforçará de forma significativa os meios materiais necessários ao bom desempenho do serviço de recolha de resíduos no concelho.
O município espera assim responder ao normal incremento da produção de resíduos sólidos urbanos durante o Verão que afirma “é bom não esquecer aumenta cerca de 150%”.