A cerimónia de hastear da bandeira “Praia Qualidade de Ouro 2023” decorre esta terça-feira, 11 de julho, às 11:45, na Praia de Nossa Senhora da Rocha, em Lagoa.
O evento contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, o presidente do Conselho de Administração da Águas do Algarve, António Eusébio, a presidente do Núcleo Regional do Algarve da Quercus, Marta Monteiro, e o Administrador Regional da Região Hidrográfica do Algarve, da Agência Portuguesa do Ambiente, Pedro Coelho, que farão o hasteamento simbólico da bandeira.
Distinguida com a bandeira “Praia de Ouro 2023”, a Praia de Nossa Senhora da Rocha é uma das seis zonas balneares do Município de Lagoa galardoadas este ano pela Quercus, confirmando a excelente qualidade das suas águas balneares.
A escolha desta praia para acolher uma das cerimónias do hastear oficial da bandeira “Praia de Ouro 2023” teve em consideração o trabalho desenvolvido pelo Município de Lagoa na área do ambiente e da Águas do Algarve (empresa do Grupo Águas de Portugal), entidade responsável pelo tratamento de águas residuais, fundamental para restituir ao ambiente marinho a água com a qualidade necessária à manutenção dos ecossistemas.
A proteção desses tesouros naturais é um esforço conjunto, e todos têm um papel importante a desempenhar na conservação desses preciosos recursos.
No arranque da época balnear de 2023, a Quercus classificou, com base a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, um total de 394 praias com Qualidade de Ouro em Portugal (menos 46 do que em 2022), das quais 328 são praias costeiras, 56 são praias fluviais e 10 são praias de transição.
Águas do Algarve ressalva a importância das praias da nossa região
A Águas do Algarve ressalva, em comunicado, “a importância das praias da nossa região que se distinguem pela elevada qualidade e sustentabilidade. Com uma rica diversidade natural e uma abordagem comprometida com a preservação ambiental, as praias da região são verdadeiras jóias que devem ser valorizadas e protegidas”.
“A região é abençoada com uma extensa linha costeira que abriga algumas das praias mais deslumbrantes da Europa. Estas praias são caracterizadas pela suas águas cristalinas, areias brancas e finas, e paisagens naturais de tirar o fôlego a todos os que as visitam. Para além da sua beleza natural, as praias da região são também notáveis pela excelência da qualidade das suas águas e sustentabilidade excecionais”, acrescenta.
A qualidade das águas das praias é regularmente monitorizada, garantindo que os padrões mais rigorosos de segurança e limpeza sejam mantidos.
A região implementou medidas eficazes de tratamento das águas da responsabilidade da Águas do Algarve, e sistemas de gestão de resíduos para preservar a pureza das praias e minimizar impactos ambientais, na certeza de que os visitantes podem desfrutar das águas transparentes e límpidas com tranquilidade, sabendo que estão num ambiente seguro e saudável.
A sustentabilidade é um princípio fundamental na gestão das praias da região, havendo um compromisso contínuo, de várias entidades, que juntas promovem práticas responsáveis que protegem o ecossistema costeiro e a sua biodiversidade.
A Águas do Algarve reforça que “tem vindo ao longo dos anos, e de forma contínua, a implementar iniciativas de educação ambiental para conscientizar a população residente e os visitantes sobre a importância de preservar o ambiente, a natureza e em geral e preservar os recursos hídricos da região”.
“As praias não são apenas destinos turísticos, mas também habitats valiosos para várias espécies marinhas. A preservação desses ambientes naturais é essencial para a saúde dos ecossistemas e o equilíbrio ecológico em geral”, acrescenta empresa.
“Estamos orgulhosos das nossas praias, pelo que estamos empenhados em mantê-las com a mais alta qualidade e sustentabilidade. Valorizamos a beleza natural e a importância ecológica das praias da nossa região e incentivamos todos a desfrutar desses recursos preciosos de forma responsável” conclui a a Águas do Algarve.