Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
ETAR de Vila Real de Santo António - Fotos DR
Nacional

Águas do Algarve orgulhosa pelo contributo na obtenção das “85 bandeiras douradas” da região

O projeto “Praias Qualidade de Ouro” resulta de uma Parceria entre a Quercus e as entidades que nos respetivos municípios asseguram o tratamento do saneamento de águas residuais, um processo determinante do ponto de vista ambiental, com influência direta na qualidade das águas balneares, no caso algarvio a Águas do Algarve

19:31 18 Maio, 2023 19:34 18 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No ano em que o Algarve volta a ser nomeado para melhor destino de praia da Europa e para melhor destino turístico sustentável da Europa 2023, a Água do Algarve diz sentir-se orgulhosa pelo seu contributo na obtenção das “85 bandeiras douradas”.

Segundo afirma a empresa em comunicadok “temos muitos motivos para nos sentirmos orgulhosos. Acima de tudo pelo facto da nossa atividade diária contribuir de forma direta e decisiva para a obtenção de mais este importante galardão”.

“Porque queremos fazer a diferença, na vida das pessoas”, a Águas do Algarve, tem como missão, garantir o abastecimento de água “para consumo humano e o tratamento de águas residuais de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade, num quadro de sustentabilidade económica, social e ambiental, contribuindo para a melhoria da saúde pública e do ambiente da região algarvia, adotando-se para isso, políticas e práticas cada vez mais responsáveis!”.

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

O projeto “Praias Qualidade de Ouro” resulta de uma Parceria entre a Quercus e as entidades que nos respetivos municípios asseguram o tratamento do saneamento de águas residuais, um processo determinante do ponto de vista ambiental, com influência direta na qualidade das águas balneares, no caso algarvio a Águas do Algarve.

ETAR Intermunicipal de Faro/Olhão

Na época balnear 2023, o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” foi atribuído a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022. Das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. No Algarve tiveram a classificação de “Qualidade de Ouro” 85 praias.

Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região Norte a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98).

A Águas do Algarve explica em comunicado que “assegura, de forma regular, contínua e eficiente, a recolha, tratamento e rejeição de efluentes canalizados pelos utilizadores”. O seu investimento no sistema de saneamento de águas residuais “foi de 14.2 milhões de euros, acrescido de 6.1 milhões de euros no sistema de abastecimento de água”.

A taxa de cobertura do saneamento em alta, na região é atualmente de 96.8%, com um total de 482 km de coletores, 192 Estações Elevatórias e 79 ETAR, sendo a % na conformidade de água tratada para 1.2 milhões de habitantes servidos de 96.90%, indicadores essenciais para a qualidade das águas das nossas praias, e consequentemente para a obtenção das 85 Bandeiras Douradas, 85 Bandeiras Azuis, e agora também esta importante e distinta nomeação como melhor destino de praia e destino turístico 2023 da Europa.

Águas do Algarve investiu até final do ano passado 689,8 milhões de euros

A Águas do Algarve, S.A. é a entidade gestora do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento ao Algarve.

A totalidade dos investimentos efetuados pela Águas do Algarve na região algarvia até ao final de 2022 é de 689,8 milhões de euros.

O Sistema foi concessionado em 24 de julho de 2019 pela celebração de um Contrato de Concessão, estabelecido com o Estado Português até 2048.

ETAR da Companheira

A eficiência e resiliência deste  Sistema é fundamental para o Algarve e um fator decisivo para o dinamismo socioeconómico, sendo que a garantia de elevados padrões de qualidade da água para o abastecimento público, constitui um critério diferenciador para o dinamismo socioeconómico da região, nomeadamente para a indústria do turismo, sector industrial e serviços.

Para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.

Algarve é a região do país que tem mais “Praias Qualidade de Ouro” costeiras

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rita Pereira.
Nacional Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente

17:00 28 Junho, 2026 16:48 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 4,1 foi registado este domingo ao largo do Algarve e sentido em Lagos e Portimão

Viatura do INEM.
Algarve

Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água

17:20 28 Junho, 2026 16:53 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O homem de 66 anos, de nacionalidade francesa, morreu na praia de São Rafael, em Albufeira, depois de ter entrado em dificuldade na água

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Martelo de juíz.
Nacional

“Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade

16:40 28 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 1.200 estrangeiros avançaram com uma queixa formal contra o Estado português devido às alterações na Lei da Nacionalidade

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Idosas com calor.
Tempo

Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro

12:30 28 Junho, 2026 12:03 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sete distritos entram sob aviso devido ao calor persistente. A subida das temperaturas já tem data marcada e pode durar dias

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Rita Pereira.
Nacional, Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente

17:00 28 Junho, 2026 16:48 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 4,1 foi registado este domingo ao largo do Algarve e sentido em Lagos e Portimão

Viatura do INEM.
Algarve

Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água

17:20 28 Junho, 2026 16:53 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O homem de 66 anos, de nacionalidade francesa, morreu na praia de São Rafael, em Albufeira, depois de ter entrado em dificuldade na água

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Martelo de juíz.
Nacional

“Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade

16:40 28 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 1.200 estrangeiros avançaram com uma queixa formal contra o Estado português devido às alterações na Lei da Nacionalidade

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Idosas com calor.
Tempo

Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro

12:30 28 Junho, 2026 12:03 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sete distritos entram sob aviso devido ao calor persistente. A subida das temperaturas já tem data marcada e pode durar dias

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Últimas Notícias

  • Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água
    Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água
  • Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente
    Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente
  • “Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”
    “Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”
  • “Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade
    “Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade
  • Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão
    Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal