No Dia Mundial Sem Carros, assinalado a 22 de setembro, um grupo de cidadãos de Tavira deram voz a uma Massa Crítica de Crianças, chamada Kidical Mass.
Trata-se de um movimento global que procura evidenciar a necessidade de cidades mais sustentáveis, onde crianças e adultos possam em segurança usar modos de deslocação ativos e saudáveis nos seus trajetos diários (bicicleta, caminhar, patins, skate, andar a pé, etc.), exigindo a melhoria da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas da cidade, principalmente nas envolventes escolares.
O mote da Kidical Mass é “Espaço para a próxima Geração” e foi esta a base da ação que Tavira replicou à imagem de centenas de outras cidades em Portugal e na Europa, juntando crianças, jovens e adultos, a deslocaram-se desde as escolas para o centro da cidade.
O grupo reivindicou a construção colectiva de um concelho acessível para todos, mais amigo do ambiente e mais potenciador da saúde e bem-estar de todos. O mais possível isento de acidentes rodoviários como já tem vindo a acontecer até à data.
O evento consistiu numa “parada/desfile” de bicicleta pela cidade (ou noutro meio de deslocação suave), em terreno plano, facilmente acessível e aberto a todos, acompanhados pela PSP e com o apoio do município.
O dia iniciou-se com um corte de estrada junto às escolas JI/B1 Horta do Carmo e 2/3 Dom Paio Peres Correia, convidaram-se crianças e jovens a virem para a rua para usufruir do espaço, outrora ocupado por carros, para brincar, desenhar, escrever na estrada e fazer cartazes com mensagens para todos.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação AEJAC – Tavira, juntamente com a Associação Rotinas Selvagens proporcionou às crianças uma manhã diferente fora da sua sala de aula, desenvolvendo competências de participação cívica activa, cidadania, e promoção de hábitos de vida saudáveis e expôs os trabalhos das crianças nas grades das escolas para que todos pudessem observar e repensar as cidades com a visão das crianças.
O corte de rua “obrigou” as famílias a colocarem os seus carros mais longe e a deslocarem-se a pé com as suas crianças até à escola, com este desafio interessante fez-se com que as crianças se movimentam mais e despertem o seu corpo e mente antes de se sentarem nas suas salas de aulas, algo tão básico, mas que se tem perdido ao longo dos tempos.
Leia também: Ação de limpeza subaquática na Barra de Tavira permite recolher 100 quilos de lixo