A 1ª edição do Fórum Municipal da Juventude realizou-se no passado dia 18 de Abril em Martim Longo e no dia seguinte em Alcoutim.
Tratou-se de um espaço aberto ao diálogo e participação da juventude do concelho de Alcoutim que levou à participação de mais de duas dezenas de jovens do concelho que expressaram as suas ideias, os seus projetos, que se fizeram ouvir, tendo consciência que todas as ideias partilhadas serão, posteriormente objeto de análise e reflexão para o futuro do Município de Alcoutim.
De salientar que a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou a criação do Fórum Municipal da Juventude de Alcoutim com o objetivo de incentivar a população jovem alcouteneja, formal ou informalmente organizada, a participar ativamente neste processo com vista à elaboração e concretização de políticas municipais de juventude, adequadas à realidade e necessidades dos jovens.
Câmara Municipal de Alcoutim considera a juventude uma aposta estratégica
Esta primeira edição do Fórum da Juventude abordou temas como a educação / formação, emprego, cultura e turismo, desporto e lazer, saúde e comportamentos de risco, associativismo e outros temas num espaço de discussão onde os jovens do concelho tiveram a oportunidade de contribuir com as suas ideias e opiniões para a melhoria das condições de vida de Alcoutim.
O vereador do pelouro da Juventude, Luís Conceição, presidiu a iniciativa, e referiu que “considera a juventude uma aposta estratégica”.
A juventude mereceu uma atenção especial materializada na criação desta iniciativa, considerando que será ela que ditará o futuro social do concelho, o Município de Alcoutim irá realizar as próximas duas sessões do Fórum Municipal da Juventude no mês de dezembro de 2019.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)
(CM)