A VI Edição dos Jogos de Quelfes despediu-se no passado domingo, com a cerimónia de encerramento levada a cabo pela autarquia de São Brás de Alportel no Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires.
Segundo os seus organizadores, esta edição foi “a melhor de sempre”, tendo este ano contado com a chancela de Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015.
Durante nove dias, os alunos dos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, acompanhados ainda por participantes de Albufeira e Silves, tiveram oportunidade de competir em desportos tão diversos como o andebol, o atletismo, o basquetebol, a natação, a esgrima, o lenço grego, o futebol, o boccia ou o ciclismo, naquela que foi também a primeira edição inclusiva, aberta à participação de crianças portadoras de deficiência.
No total, foram cerca de 1.500 participantes que puderam experimentar um modelo de prática desportiva assente na vivência daquilo que são os valores do olimpismo e a abordagem educativa através do desporto, proposta por esta filosofia de vida.
Segundo refere o comunicado de imprensa enviado pela autarquia louletana, “os concelhos e instituições reunidos na Comissão Geral Organizadora dos Jogos de Quelfes, que conta já com a participação de Vila Real de Santo António e Ayamonte”, pretendem levar esta iniciativa “a todo o Algarve e à vizinha Andaluzia, actuando segundo um modelo de desenvolvimento desportivo único e muito próprio, na certeza de que a aposta na promoção do Olimpismo constitui um investimento sólido e credível na educação dos mais jovens e no desenvolvimento holístico do próprio Ser Humano”.