O velejador João Pinto sagrou-se vice-campeão europeu na classe Access 303 single de vela adaptada no início deste mês, na localidade de Arbon, na Suíça.
O Campeonato da Europa de Vela Adaptada, que ocorre de dois em dois anos, realizou-se entre os passados dias 7 e 12 de Maio e estiveram presentes cerca de 70 velejadores, em seis classes diferentes e em representação de 13 países.
O velejador algarvio, que esteve em representação do Vela Solidária e do Clube da Marina de Portimão, navega em classes de vela adaptada apenas desde Dezembro de 2012 e teve no Campeonato da Europa a primeira prova em que navegou na classe Access 303. Esta foi também a estreia do atleta em provas de âmbito europeu.
A falta de experiência na classe 303 fez-se portanto notar no início da competição, o que não permitiu a João Pinto fazer melhor que um 8.º e um 9.º lugar no primeiro dia de regatas, impondo-se um esforço acrescido para chegar aos lugares cimeiros nos dias seguintes, que registaram vento geralmente fraco.
Apesar de todos os desafios e das condições de vento muito instáveis, o 2.º lugar na classe Access 303 foi conquistado por João Pinto, numa luta renhida até à última regata do campeonato, entre 26 velejadores.
O 1.º lugar do pódio foi conquistado pelo velejador francês Gilles Guyon e o 3.º pelo português Carlos Araújo.
João Pinto participou ainda na classe Access 303 duplos, com Pedro Reis ao leme, obtendo um 8.º lugar da geral, entre 24 equipas.