O Fórum “Refundar a República” dá seguimento, na próxima sexta-feira, pelas 21.30, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, ao ciclo de debates que tem como meta encontrar soluções para repensar o funcionamento das instituições e da democracia.
Este conjunto de colóquios – iniciados no dia 25 de Abril de 2013 – tem por base a discussão de questões relacionadas com o país, tendo em consideração a sua situação política, económica e financeira para que possam ser apresentadas alternativas para os problemas actuais.
Depois de já ter debatido temas como o funcionamento do Estado ou o sobreendividamento das famílias e das empresas, a sessão de sexta-feira vai debater “O Estado dos direitos e a situação da Justiça em Portugal”.
A palestra terá como oradores os advogados João Araújo e Pedro Delile, Garcia Pereira, advogado e líder do PCTP MRPP, e Miguel Prata Roque, académico e ex-assessor do Gabinete de Juízes do Tribunal Constitucional. A moderação estará a cargo do advogado Carlos V. Barros.
“O objectivo será observar a questão da justiça, dos tribunais e dos direitos de uma forma multifacetada, procurando novas abordagens que contribuam, de forma construtiva, para o funcionamento das instituições”, afirma a câmara vila-realense em nota de imprensa.
Serão chamadas a intervir todas as forças vivas da sociedade, desde universidades e escolas a associações, comerciantes, empresários, IPSS, representantes políticos, entre muitos outros convidados.
Fórum pretende questionar, debater e apresentar propostas válidas para o país
Luís Gomes, presidente da autarquia de Vila Real de Santo António, explica que “o que se pretende é criar um fórum onde vários convidados e público em geral, que queiram assistir, possam questionar, debater e apresentar propostas válidas para o país”.
“Numa altura em que se vivem novas situações e enquadramentos políticos, é útil ponderarmos a possibilidade de termos um novo funcionamento da República. Os dados estão lançados e agora contamos com o apoio da sociedade civil para encontrar contributos válidos para refundar a actividade das instituições”, explica Luís Gomes.
Através desta estratégia, a câmara vila-realense volta a associar-se a um grupo de cidadãos e personalidades de relevante mérito que procura criar um fórum de ideias para “Refundar a República”, divulgando diferentes perspectivas e abordagens dos fenómenos sociais actuais, sendo incentivada a colaboração de todas as entidades locais, governamentais e não-governamentais.
A data de 25 de Abril de 2013 foi simbolicamente escolhida como o dia de arranque da iniciativa, tendo antecipando a comemoração dos 40 anos de Democracia em Portugal.
Para ampliar a participação da sociedade civil, o Fórum dispõe de um sítio na internet em www.refundararepublica.wordpress.com, tem forte representação nas redes sociais (www.facebook.com/fórum.refundar) e possui um canal próprio onde se encontra disponível um vasto arquivo audiovisual das ideias levadas a debate (http://www.youtube.com/user/refundararepublica).