Tal como o Postal noticiou ontem, o Parlamento Europeu iniciou a sua actividade com a eleição do novo presidente da Comissão Europeia (VER) e o escolhido foi o luxemburguês Jean-Claude Juncker.
A eleição teve lugar hoje e o homem do Luxemburgo, apoiado por Angela Merkel, recolheu no hemiciclo de Estrasburgo 422 votos a favor, 250 contra e 47 abstenções.
Recorde-se que o Reino Unido foi um dos Estados-membro que mais forte oposição colocou à escolha de Junker para o lugar mais importante da estrutura do poder executivo na União Europeia.
Juncker, 59 anos, foi o candidato à Comissão apresentado nas eleições europeias de Maio passado pelo Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita, e irá assim suceder, no final de outubro, a José Manuel Durão Barroso, que liderou o executivo comunitário ao longo dos últimos 10 anos (2004-2014).
Cabe agora a Junker liderar um complicado processo de selecção dos comissários europeus que, também eles têm de ser confirmados pelo Parlamento Europeu. Este processo, que levará à escolha de um novo executivo comunitário, implica um difícil equilíbrio de poderes, com os países a colocarem-se estrategicamente para obterem as pastas de comissário que mais lhes interessam.
(com Agência Lusa)