Na noite deste sábado, pouco antes da meia-noite, foi observado um fenómeno invulgar na região de Castro D’aire, no distrito de Viseu, que levou à mobilização imediata da Proteção Civil. As autoridades foram acionadas na madrugada de domingo para responder a um alerta de “possível queda de meteorito”.
Segundo informou uma fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões à agência Lusa, por volta da 1h20, “Houve efetivamente um alerta de possível queda de meteorito, mas até ao momento não se confirmou.” Para averiguar a situação, foram enviados cinco veículos e 18 operacionais para a área de Pereira e a serra de Montemuro, locais de onde surgiram os primeiros relatos de avistamentos.
“As pessoas referiram que viram um clarão numa zona de antenas, estamos também a patrulhar os parques eólicos ali ao redor e até agora não há nenhuma informação das equipas do terreno”, acrescentou a mesma fonte.
Os bombeiros de Castro D’aire, que estão ativamente no terreno, relataram que ainda não dispõem de informações conclusivas a partir do local. As buscas continuam, com as equipas no terreno a monitorizarem a área na tentativa de verificar a veracidade dos relatos e garantir a segurança da população local.
A passagem do meteorito por Portugal representa um fenómeno muito raro, pelo que o acontecimento tem sido partilhado nas redes sociais por centenas de pessoas que estavam com as câmaras ligadas no momento em que o céu se iluminou e, como algumas relatam, “ficou de dia por 30 segundos”. Pode ver um dos vídeos partilhados abaixo:
Vídeo aplicação X | DR
Leia também: Fez eco em Espanha: “Nesta ilha escondida do Algarve respira-se um ar de exclusividade”