O pagamento dos bilhetes a bordo dos autocarros da rede de transportes públicos Próximo, que opera em Faro, já pode ser feito via ‘contactless’ com os cartões bancários, telefones ou relógios inteligentes dos passageiros, foi divulgado esta semana.
Em comunicado, fonte ligada à Próximo, empresa do Grupo Barraqueiro que tem a concessão dos transportes públicos da cidade, refere que o pagamento através da plataforma implementada para o efeito já está disponível desde 1 de setembro.
A plataforma MaaS da Ubirider vai revolucionar a bilhética da Próximo, bem como aumentar de forma significativa, a eficiência da operação e a experiência de utilização dos mais de milhão e meio de passageiros da rede de autocarros de transporte público na cidade de Faro.
Mas os benefícios desta implementação da plataforma MaaS da Ubirider vão mais longe. De facto, através da app Pick Hub, o passageiro além de ter uma experiência de pagamento perfeita, consegue obter informações atualizadas e em tempo real dos serviços de transporte e da localização dos autocarros, o que melhora e simplifica a experiência dos passageiros.
Haverá também uma redução importante da pegada de carbono de toda a operação da Próximo, porque os autocarros estarão menos tempo parados em cada paragem, porque o onboarding dos passageiros que compram bilhete ao motorista será muito mais rápido.
Por outro lado, evita também a emissão e utilização de títulos físicos em plástico, porque os viajantes podem agora comprar títulos de transporte digitais através da app Pick Hub e validar com código QR no autocarro ou pagar a bordo diretamente com cartões bancários contactless e seguir viagem, como já acontece nos autocarros da Trevo, em Évora, e nos comboios da Fertagus, em Lisboa.
Susana Deus, administradora-delegada da Próximo, salienta que “a redução do tempo de onboarding vai ser particularmente relevante para os turistas que chegam à cidade de avião, que são cerca de 25% do total de passageiros que transportamos”.
“Além disso, com a redução deste tempo e com o facto de podermos gerir em tempo real toda a operação, vamos conseguir aumentar a velocidade média dos autocarros, o que significa que vamos tornar-nos ainda mais competitivos em relação ao transporte individual”, acrescenta
Susana Deus considera que “a desmaterialização de toda a bilhética na Próximo, vai permitir reduzir a utilização de papel e plástico, nomeadamente na emissão dos passes mensais, que são agora também em formato digital. Além disso, vai reduzir as deslocações dos utentes às bilheteiras para adquirem ou renovarem os seus títulos de transporte, sejam bilhetes ou passes, que podem passar a ser adquiridos ou renovados através do site da Próximo ou da app Pick Hub. Uma enorme evolução para os utentes da Próximo.”
Outra das vantagens para os passageiros dos autocarros da Próximo está no facto de poderem saber, também tempo real, onde está e a que horas chega o seu autocarro, quer através da app Pick Hub, da Ubirider, quer através do site da empresa.
Esta informação estará, em breve, também a bordo dos autocarros, permitindo a cada passageiro fazer um planeamento muito melhor da utilização do seu transporte público, porque saberão com rigor o chamado Tempo Estimado de Chegada (do inglês Expected Time of Arrival – ETA).”
Para Sophie Matias, vereadora do Urbanismo e da Mobilidade da Câmara Municipal de Faro, “a solução da Ubirider que a Próximo implementou vai permitir à autarquia tomar melhores decisões sobre o tráfego em todo o perímetro urbano da cidade e vai permitir reduzir as emissões, porque o nosso transporte público vai ser muito mais eficiente e isso vai fazer com que haja mais pessoas a usarem os autocarros em detrimento do transporte individual.”
Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard em Portugal, sublinha que “a digitalização não é apenas sobre a adoção de soluções tecnológicas inovadoras. É também, podermos ter um impacto concreto na vida das pessoas e no combate às alterações climáticas. Com esta parceria entre a Mastercard, a Ubirider e a Próximo, Faro vai ter uma evolução qualitativa muito relevante na mobilidade urbana, na vida na cidade e no dia a dia dos utilizadores de transportes públicos”.
Leia também: Faro aprova empréstimo até 16.400.000€ para realizar investimentos estruturantes