A investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) Deborah Power foi eleita membro correspondente estrangeiro da Academia Real de Ciência e Artes de Barcelona (Reial Acadèmia de Ciències i Arts de Barcelona).
A nomeação para esta restrita instituição é um reconhecimento da comunidade científica da Academia pela carreira de investigação e currículo da professora da Universidade do Algarve, que implicou uma nomeação por um dos membros da Academia e consequente aceitação pelos restantes.
Deborah Power revelou sentir-se “muito honrada com o convite” e irá agora participar nas atividades e debates da Academia, ingressar em painéis ou comités de aconselhamento de centros de investigação internacionais.
A Real Academia de Ciências e Artes de Barcelona é uma associação de especialistas em ciência e suas aplicações, restrita no número e na seleção dos seus membros, com o objetivo de promover e tornar-se uma referência para a cultura e a sociedade catalã no que diz respeito às ciências e artes puras e aplicadas.
Fundada em 1764 como sociedade literária privada, a Academia é uma das mais importantes bibliotecas espanholas devido à abundância de obras científicas com mais de três séculos, um arquivo histórico e foi responsável pela criação do Observatório Fabra, localizado nas encostas superiores das montanhas de Collserola.