A Câmara de Aljezur anunciou que “está praticamente concluída a empreitada de requalificação da Praia de Odeceixe, num investimento global de 331 mil euros”.
“Estamos em crer que foi cumprido o principal objectivo desta intervenção que radicava na qualificação do aglomerado urbano, através da criação de condições para a sua vivência e usufruto pela população e visitantes, garantindo uma ligação de qualidade com o espaço natural envolvente, através da melhoria da imagem urbana, qualificando o espaço público”, refere a autarquia liderada por José Amarelinho.
A Câmara “solicitou já, quer à sociedade Polis quer à APA Algarve, que a empreitada de reforço do sistema dunar, a iniciar, esteja concluída na primeira quinzena de Maio de forma a não colidir com a época balnear”, diz ainda a nota informativa divulgada no sítio on-line da autarquia.
Recorde-se que na mesma área de intervenção, mas na vertente norte da ribeira de Odeceixe, a Polis requalificou, com um investimento de mais de 111 mil euros, a Praia de Odeceixe Norte, que incluiu a relocalização da área de estacionamento de modo a que a presença de automóveis passe a ficar escondida para quem observa esta margem da ribeira a partir da praia de Odeceixe.
“O percurso viário sobre o cordão em talude ao longo da margem foi desactivado para dar lugar a um percurso pedonal que ocupa a porção mais afastada da margem do actual percurso viário. A crista deste cordão, que estava aplanada pela passagem de automóveis, foi refeita e passa a ocultar o percurso pedonal, ao mesmo tempo que se restitui uma imagem naturalizada ao talude a partir da praia de Odeceixe”, esclarece o descritivo da obra.
Com esta intervenção, formalizaram-se os acessos à margem e ao plano de água e adoptaram-se medidas que garantem uma utilização mais equilibrada do talude que ladeia a ribeira.
(notícia corrigida quanto ao valor da empreitada da Praia de Odeceixe que efectivamente custou 331 mil euros e não 331 euros como por lapso se referia)