A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve recebeu, no dia 23 de maio, uma delegação do Instituto para os Estudos Turísticos de Macau (Institute for Tourism Studies), liderada pela sua presidente, Fanny Vong, que se fez acompanhar pela vice-presidente para os Assuntos Académicos, Connie Loi, e pelo diretor da Escola de Gestão de Turismo Doutor, Max Zhao.
Durante a manhã de trabalho foi explorada a possibilidade de se estabelecer uma colaboração que estimule a investigação avançada em turismo, a criação de uma parceria ao nível da oferta existente de cursos de mestrado e, ainda, a criação de um programa em cotutela ao nível dos terceiros ciclos (doutoramentos).
A materialização deste acordo permitirá à UAlg, que ocupa atualmente o segundo lugar nacional de investigação em Turismo e integra o top 100 mundial, de acordo com o Shangai Ranking, associar-se a uma instituição que ocupa a primeira posição nesta área do saber no continente asiático, segundo o QS World University Rankings, e a décima no mundo.
A delegação do Instituto para os Estudos Turísticos de Macau foi ainda recebida pelo reitor da UAlg, Paulo Águas.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 43 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.