O incêndio que lavrou este fim-de-semana em Monchique durante mais de 24 horas, foi declarado dominado ao final da tarde de domingo mas a operação mantém-se no terreno.
Por volta das 21.45 horas desta segunda-feira mantinham-se no local 289 operacionais e 72 meios terrestes para manter a “vigilância activa”, disse ao POSTAL fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.
Todos estes meios envolvidos irão, ao que tudo indica, manter-se durante a madrugada no local como medida de precaução. No terreno já não está, no entanto, qualquer meio aéreo.
O fogo começou a arder por volta das 17.08 horas de sábado e obrigou, na tarde de domingo, à deslocação de várias pessoas idosas e com mobilidade reduzida, que foram colocadas em casa de familiares como medida de precaução, já que o avançar das chamas causava alguma preocupação, explicou na altura à Lusa o comandante operacional dos bombeiros do Algarve, Richard Marques.
Recorde-se que o suspeito de atear os vários focos de incêndio, detido em flagrante pelas autoridades policiais, foi presente ao Tribunal de Portimão, ficando em prisão preventiva.
(Com Henrique Dias Freire)