O dia 6 de setembro, em Boliqueime, ficou marcado pela realização de cerimónias para assinalar a conclusão de diversos investimentos relevantes para aquela freguesia do concelho de Loulé.
Uma das cerimónias foi a inauguração do novo edifício da Junta de Freguesia de Boliqueime, situado na Rua Dr. João Batista Ramos Faísca, e que custou cerca de 500 mil euros.
“Esta foi uma obra de extrema importância, pois, graças a ela, os funcionários da junta têm agora melhores condições físicas para realizar o seu trabalho e garante aos nossos fregueses uma maior acessibilidade e comodidade”, realça Nelson Brazão, presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime.
Além disso, este novo edifício tem a particularidade de concentrar o Espaço Cidadão, facilitando o acesso a vários serviços, desde registo de contratos de trabalho, passando por pedido de alteração de morada, obtenção de caderneta predial, entre outros.
Muitas foram as pessoas que fizeram questão de estar presentes neste momento marcante para os habitantes e visitantes de Boliqueime.
Além do presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime, Nelson Brazão, a cerimónia contou com o tesoureiro, Nuno Trindade; a secretária do executivo, Célia Simão; e a presidente da Assembleia de Freguesia de Boliqueime, Ana Paula Santos.
A representar a Câmara Municipal de Loulé estiveram o presidente, Vítor Aleixo; assim como os vereadores Carlos Carmo, Marilyn Zacarias e João Paulo Sousa. Já a Assembleia Municipal de Loulé fez-se representar pelo 1.º secretário, Fernando Marques.
Entre as outras individualidades presentes estiveram o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário; o diretor Regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno; o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Analídio Ponte; o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto; o presidente da Junta de Freguesia de Salir, Francisco André; o secretário da Junta de Freguesia de São Clemente, André Correia; e em representação da Junta de Freguesia de Almancil esteve Alberto Pinto. A Associação In Loco esteve representada por Luís Guerreiro e Sandra Rosário.
Antes da inauguração do novo edifício da Junta de Freguesia de Boliqueime, foram descerradas, também na sexta-feira, dia 6 de setembro, as placas toponímias referentes a três intervenções.
A primeira diz respeito à recuperação de um caminho situado na zona da Maritenda, que recebeu o nome de José Cardoso Coelho, em homenagem ao autarca que presidiu a Junta de Freguesia de Boliqueime, entre 1990 e 1998.
Seguiu-se o descerramento da placa toponímia da construção dum novo espaço ao ar livre, a quem foi atribuído o nome de Filipe Barriga, o qual presidiu à Junta de Freguesia de Boliqueime entre 1967 e 1977. Localizado na Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, o Jardim Filipe Barriga contempla, a par de uma zona verde, um parque infantil e um parque geriátrico.
Foi, ainda, descerrada a placa evocativa da obra de recuperação dos Poços do Aroal, realizada no âmbito do Projeto Renovação de Aldeias – Recuperação de Poços e Fontanários.
Estas três obras representam um investimento total de 276.067,98 euros.
Leia também: Alerta europeu para o consumo deste camarão: “A ordem é para que ninguém os consuma”