A cobertura da Igreja Paroquial de Moncarapacho, em Olhão, vai ser alvo de obras de recuperação apoiadas em 70% pelo “Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva”, disse à Lusa a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.
As obras têm um orçamento de 98 mil euros, sendo 68 mil euros financiados através do programa, e têm como objectivo reparar a cobertura da nave principal daquela igreja e vários pontos de infiltração que motivaram a degradação da estrutura de madeira do telhado.
A cerimónia de assinatura do contrato de financiamento está marcada para hoje, sexta-feira, pelas 13 horas, na Igreja Paroquial que vai ser intervencionada e vai contar com a presença do secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.
“Pretende-se pois restaurar o edifício, garantindo a sua conservação, segurança de quem o visita ou pratica o culto, dando condições de vivência a um espaço nobre de utilização pública”, explicou a CCDR/Algarve.
O contrato será assinado por representantes da CCDR/Algarve, da Direcção Geral das Autarquias Locais e da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Moncarapacho.
O “Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva” apoia financeiramente as instituições e colectividades locais sem fins lucrativos, na realização de projectos ou obras de reabilitação em equipamentos desportivos, religiosos, culturais ou recreativos.
(Agência Lusa)