O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) já deu “luz verde” a quase 600 candidaturas ao cheque de formação digital, uma iniciativa que prevê o apoio financeiro de até 750 euros aos trabalhadores que optem por formação em áreas como cibersegurança, marketing digital ou tratamento de dados. O secretário de Estado do Trabalho revelou ao ECO que este programa passará em breve a abranger os funcionários públicos e a incluir a formação online.
Segundo Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho, foram recebidas 1.428 candidaturas desde o início do programa, e, neste momento, 586 delas foram aprovadas, representando um montante de 400 mil euros. Cerca de 90% das candidaturas aprovadas estão associadas a ações de formação com um valor igual ou superior ao máximo previsto pelo programa.
O cheque de formação digital foi lançado no verão como um incentivo ao “desenvolvimento de competências e qualificações no domínio digital dos trabalhadores”. As candidaturas, abertas a partir de 8 de setembro, destinam-se a trabalhadores independentes, dependentes de entidades empregadoras, empresários em nome individual e sócios de sociedades unipessoais. Pode-se candidatar aqui.
O programa, que inicialmente excluía trabalhadores com contrato em funções públicas, terá uma atualização em breve. Miguel Fontes informou à mesma fonte que assinará uma portaria que permitirá a inclusão de funcionários públicos no programa e expandirá o apoio a ações de formação online. A mudança ocorre em conformidade com a reprogramação do Programa de Recuperação e Resiliência.
A estratégia do IEFP é fazer uma divulgação mais ampla desta medida em 2024, de forma a alcançar mais trabalhadores. O programa, com disponibilidade até 30 de setembro de 2025, tem como objetivo apoiar 25 mil portugueses na transição digital.
O IEFP destaca que os candidatos não precisam de correr riscos financeiros, podendo apresentar candidaturas para ações de formação ainda por iniciar e avançar com o pagamento apenas após a aprovação pelo IEFP, que deve ser concedida até 30 dias após a candidatura.
Leia também: Descubra o método japonês para secar roupa em dias chuvosos