A verdadeira razão pela qual os comissários de bordo não colocam as malas nos compartimentos superiores pelos passageiros foi revelada por Kat Kamalani, uma hospedeira com seis anos de experiência. Kat explicou o motivo aos seus mais de um milhão de seguidores no TikTok.
A hospedeira afirmou “é um facto curioso… muitas pessoas pensam que é função do comissário de bordo colocar a bagagem nos compartimentos, mas não é. Na verdade, a nossa companhia aérea e muitas outras recomendam que não o façamos devido ao risco de lesões. E, além disso, não estamos cobertos por seguro”.
Como Kat sublinha, a Associação de Comissários de Bordo dos EUA aconselha os seus membros a não ajudarem os passageiros com bagagens pesadas, uma vez que as seguradoras não cobrem despesas médicas em caso de lesões.
Kat também mencionou que “a maioria das companhias aéreas disponibiliza pequenos cartões que mostram como guardar a bagagem de forma adequada, quer na vertical ou na horizontal”.
Adicionalmente, ela aconselhou os seus seguidores a testarem a sua capacidade de levantar objetos acima da cabeça para garantir que não correm o risco de se magoarem ao tentar manusear uma bagagem pesada durante o voo.
Para quem tem dificuldade em levantar pesos, Kat tranquilizou os espectadores, sugerindo a troca por uma sacola menor, que pode ser facilmente guardada debaixo do assento. Esta estratégia ajuda a evitar os custos adicionais de armazenar malas no porão.
Nos comentários do vídeo, muitos seguidores concordaram, afirmando que, em caso de necessidade, é sempre possível pedir ajuda a um passageiro próximo. Um utilizador comentou “só peço a um homem para ajudar, para que mais servem?” Outro acrescentou “como alguém com 1,50m, para mim é mais uma questão de altura do que de peso, especialmente com os aviões mais recentes e compartimentos atualizados!”
Outro comissário de bordo comentou: “sou comissário de bordo e não, nem todos ajudamos, porque levantar ou segurar parte de uma mala pode provocar lesões nas costas.”
Leia também: Parque de campismo em Portugal procura trabalhadores. Salário de 2.000€ e casa grátis