O Município de Albufeira homenageou 45 jovens no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito do Dia Internacional da Juventude, que se celebra mundialmente a 12 de agosto.
Estes jovens, que se destacaram em áreas tão distintas como desporto, cultura, cidadania, voluntariado e mundo académico, entre outras, receberam diplomas de reconhecimento de mérito e a obra “Breve História de Albufeira”, entre outras pequenas lembranças.
José Carlos Rolo deu as boas vindas a todos e sublinhou a importância do momento como forma de reconhecer o valor das futuras gerações. “Albufeira é um concelho muito jovem e os jovens têm que ser bem acolhidos, bem tratados e há que saber reconhecer o seu valor”.
O presidente chamou a atenção para o momento complicado que estamos a viver a nível sanitário, económico e social, tendo referido “que apesar de se tratar de um período bastante difícil é importante que sirva para que os jovens aprendam a lidar com as alterações e dificuldades que vão surgindo ao longo da vida e para reforçar valores como o cumprimento de regras, a humildade e a tolerância”.
O autarca aproveitou para agradecer a colaboração dos Agrupamentos Escolares, clubes, associações culturais e desportivas e demais entidades que referenciaram os jovens “que hoje temos o prazer e orgulho de reconhecer e homenagear simbolicamente nesta casa que é de todos”.
A finalizar, desejou “o maior sucesso a nível académico, para além das outras áreas que, naturalmente, também são importantes, mas a educação é fundamental, não só no que respeita à aquisição dos conhecimentos, mas também da própria formação da personalidade e evolução da pessoa enquanto ser humano”.
Os vereadores Rogério Neto e Ana Pífaro também elogiaram o empenho, esforço e dedicação dos jovens tendo reforçado a importância dos valores, nomeadamente o respeito “fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade, o respeito por todas as pessoas, mas sobretudo pelos idosos”, frisou Rogério Neto. A vice-presidente acrescentou à lista a autoestima e a realização pessoal.
Ana Pífaro sublinhou a importância de estarmos conscientes de que todas as pessoas têm capacidade e potencial para se evidenciarem em alguma área. “Está na altura de fazerem escolhas e é fundamental que acreditem em vós, que escolham o que vos faça sentir realizados e tenham a noção que podem melhorar sempre”.
O presidente da Assembleia Municipal terminou o período de intervenções chamando a atenção dos jovens para o significado de terem sido reconhecidos por outras pessoas, destacando a importância do trabalho em equipa.
“Ninguém é o centro do universo, para se ser bom em alguma coisa é preciso a ajuda de outras pessoas para se chegar ao sucesso”. Paulo Freitas voltou a enfatizar a importância do respeito, das escolhas conscientes e do exemplo para os outros jovens. “Acima de tudo sejam Felizes”, concluiu.