O Grupo Ria, que administra atualmente cerca de 200 condomínios e mais de 2.000 condóminos, entre os concelhos de Loulé e Vila Real de Santo António, pretende franchisar a marca já em 2020.
Álvaro Viegas, administrador do Grupo Ria, explicou ao POSTAL que “a Agência de Olhão nasceu há seis anos e foi crescendo gradualmente. A de Vila Real de Santo António existe há 13 anos, embora só a tenha adquirido em 2018”.
“Eu coloquei um enfoque muito grande naquilo que considero essencial nesta atividade, ganhar a confiança entre os condóminos e a administração, nomeadamente no que diz respeito ao acesso à informação”, afirma.
Álvaro Viegas realçou que “o Grupo Ria é das poucas estruturas na administração de condomínios que tem uma aplicação onde é possível que os condóminos acedam a toda a documentação do condomínio, à distância de um clique, através da instalação de uma aplicação denominada “Grupo Ria Online”.
“Os clientes podem aceder à sua conta bancária, a todas as faturas, atas e acompanhar a execução do orçamento ao longo do ano, para além de um registo de ocorrências. Basicamente, podem fazer um acompanhamento de perto de toda a gestão”, complementou.
Álvaro Viegas é peremptório: “a grande novidade que temos para este ano é franchisar o nosso negócio”.
“No ano passado entregámos todo o processo a um gabinete da especialidade e estamos praticamente a concluir todo um processo que nos vai permitir replicar a marca Grupo Ria primeiro no Algarve e depois no resto do país”, explica.
O administrador do Grupo Ria não tem dúvidas de que estão reunidas todas as condições para dar este passo. “Temos estrutura, know how, clientes e algumas ferramentas que muitas empresas algarvias não têm, o que nos vai permitir avançar”, defende.
“A situação ideal seria que pudéssemos franchisar primeiro a nossa Agência de Olhão e de Vila Real de Santo António porque são estruturas que já estão a funcionar e que já têm clientes. As duas agências entre Vila Real de Santo António e Olhão repartem entre si os cerca de 200 condomínios e, portanto, alguém que aceite este desafio de ser nosso franchisado ao pegar em qualquer uma destas agências, já pega numa estrutura que já está a faturar, portanto, é muito mais fácil”, explica Álvaro Viegas.
O responsável diz que “na área da gestão dos condomínios existe uma componente muito forte ligada à área jurídica, que advém da sua formação base em direito”.
Assim, o Grupo Ria proporciona três soluções distintas aos seus clientes. “Temos a Solução Light que é a mais económica que tem os serviços básicos (administração, manutenção, limpeza), onde o condomínio tem também todo o apoio jurídico, que já está contemplado na quota que o próprio condómino paga”, destaca.
Depois, “existe a Solução Plus, que é uma solução com os mesmos serviços, mas com uma componente jurídica mais alargada, ou seja, não se resume a um apoio jurídico ao condomínio, mas pode ir além deste apoio”, reforça.
Por fim, existe a Solução Excellent “que é a solução top, que inclui tudo isto que aqui falámos, mais a oferta de um seguro de recheio para cada fração, até ao capital de 10 mil euros”.
Álvaro Viegas confessou ao Postal que “gostaria muito de entrar no mercado de Tavira”.
“O mercado de Tavira é interessante e o concelho tem conhecido um crescimento muito grande na área da construção civil e no ramo imobiliário, portanto, é um dos concelhos onde queremos apostar”, explica.
Para os possíveis interessados no franchising, o processo é muito simples: a pessoa tem de ter um espaço mínimo de 30 metros quadrados, que lhe permita arrancar com este projeto.
“Já temos um caderno de apresentação do nosso franchising. O projeto está concebido tipo chave na mão, ou seja, nós montamos e instalamos toda a área e fornecemos o mobiliário, equipamento informático, programa de gestão, bem como a decoração interior e exterior. Todos os procedimentos estão protocolados”, reforça.
O grande objetivo do Grupo Ria é, assim, expandir a sua marca no decorrer do presente ano.