Já por muitos esquecido o Plano Estratégico dos Transportes e Infra-estruturas (PETI3+) (VER) foi relembrado hoje pelo secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, renovando assim o compromisso do Governo com os investimentos e projectos previstos no estudo divulgado em meados de 2014.
O renovado compromisso do Estado abrange também o Algarve nos investimentos a realizar até 2020 e que totalizam 6.067 milhões de euros.
Para a região estão previstos neste valor um investimento de 55 milhões de euros para a electrificação e modernização da totalidade da linha do Algarve e para a construção do ramal ferroviário para o Aeroporto de Faro.
Como o Postal noticiou (VER), o Governo pretende modernizar o corredor ferroviário do Algarve com obras que incluem a construção do troço de ligação ao aeroporto, a electrificação dos troços não electrificados, passando a existir electrificação nos 140 quilómetros totais do eixo ferroviário, melhorias na super-estrutura ferroviária e a modernização do sistema de sinalização e controlo de tráfego, tendo nomeadamente em vista o comando centralizado de controlo de tráfego.
Destes 55 milhões 44 terão origem em fundos da União Europeia assinala o Plano Estratégico dos Transportes e Infra-estruturas.
Investimento nos portos
Já na área dos portos o Governo renova com as declarações do secretário de Estado a promessa de melhoria das condições de acesso marítimo e das instalações de passageiros e carga em Portimão e Faro, os dois principais portos da região.
Neste caso o investimento previsto é de 10 milhões de euros com apoio europeu de quatro milhões
800 milhões de fundos europeus a sustentar o PETI3+
“Boa parte do plano é suportado em fundos comunitários do novo quadro comunitário 2014-2020, para além do investimento privado que complementará as necessidades de investimento, ficando reservado ao Estado uma pequena fatia destes seis mil milhões de euros, que não ultrapassa, em termos máximos, 800 milhões de euros, pouco mais de 10% no valor global até 2020”, disse o secretário de Estado na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, de acordo com a Agência Lusa.
Sérgio Monteiro, que explicava o PETI3+ (2014-2020), sublinhou que “o montante global de investimento previsto é de cerca de seis mil milhões de euros, com especial enfoque no investimento em caminho de ferro, onde estão previstos três mil milhões de euros de investimento, quer na linha do Norte, nas linhas entre os Portos de Leixões e de Aveiro, até à fronteira de Vilar Formoso, nos portos de Lisboa e sobretudo de Sines até à fronteira e a caminho de Madrid, para além de outras linhas, como do Oeste, Douro, Beira Baixa e Algarve”.
Quanto aos objectivos do PETI3+, estes residem em “dar competitividade à economia, através da redução do custo de transporte das mercadorias e dotar Portugal de um conjunto de infra-estruturas, quer de transporte, quer de apoio logístico”, rematou Sérgio Monteiro.