A GNR deteve 42 pessoas em várias acções que realizou entre as 20 horas desta sexta-feira e as 8 deste sábado, em todo o país, a maioria por condução sob efeito do álcool, anunciou a corporação.
Segundo a GNR, as acções tiveram como principais objectivos a prevenção e combate à criminalidade violenta e a fiscalização rodoviária.
Em comunicado, a GNR adianta que 17 pessoas foram detidas por condução sob o efeito do álcool, 11 por condução sem habilitação legal e uma por tráfico de estupefacientes.
Durante as operações, foram ainda apreendidas 321 doses de haxixe e uma arma de fogo.
A nível da sinistralidade, a GNR registou, neste período, 119 acidentes, dos quais resultaram um morto, um ferido grave e 51 feridos ligeiros.
Nas acções de fiscalização de trânsito, os militares detectaram 992 infracções, a maioria (456) por excesso de velocidade.
Das restantes infracções, 70 foram por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei, 43 por falta de inspecção periódica obrigatória, 41 por uso indevido do telemóvel, 36 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança ou cadeirinha e 21 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
(Agência Lusa)