O 41.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) vai decorrer entre 3 e 6 de Dezembro em Albufeira, com o tema ‘Partilhar o Futuro’ e deverá contar com cerca de 500 participantes.
O anúncio foi feito ontem pelo presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, em Lisboa, na companhia do presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, e do presidente executivo da NAU Hotels, Mário Ferreira, que acolherá o evento no Salgados Palace.
“Tentaremos olhar para o futuro do país enquanto destino turístico, tentaremos olhar para o futuro do Algarve enquanto principal região turística do país, tentaremos olhar para o futuro da TAP, esperando que até lá tenhamos a possibilidade de conhecer mais detalhadamente a real situação da operação de privatização e com isso a real estratégia da TAP para os próximos anos”, afirmou Pedro Costa Ferreira.
Evento reúne cerca de 500 agentes de viagens
A reunião anual dos agentes de viagens deverá contar este ano, novamente, “com cerca de 500 participantes” de todos os sectores do turismo, segundo o presidente da APAVT.
“Esperamos ter uma visão muito ecléctica, é muito importante para nós. Não achamos que defender os interesses de uma classe [agentes de viagens] seja melhor defendida através de um olhar exclusivo dessa classe. Fazemos parte de uma cadeia de valor e temos muito interesse que esta discuta os interesses de todos nós e do país”, afirmou ainda Pedro Costa Ferreira, acrescentando que é importante que “enquanto cadeia de valor esta tenha um olhar que seja conjunto em direcção ao consumidor”.
No encontro de Dezembro, o responsável disse ainda esperar que todos os operadores do sector olhem “pela primeira vez em Portugal, de uma forma tão acentuada, ou tão detalhada, sobre a economia partilhada”, não esquecendo “o encontro também com as novas gerações do turismo português”.
No fundo, sublinhou, o congresso da APAVT tentará “olhar para o futuro com todo o sector turístico português”.
Já o presidente da Região do Turismo do Algarve, Desidério Silva, disse que o congresso anual dos agentes de viagens acontece “no momento certo”, sucedendo “a um processo evolutivo de recuperação” daquela região nos últimos dois anos, que é “claramente, a mais importante região turística do país”.
“O Algarve comemora este ano os 45 anos da Região do Turismo do Algarve e ao longo do ano temos tentado ter algumas iniciativas que valorizem e registem também estes 45 anos”, nas quais este congresso se insere muito bem, afirmou Desidério Silva, lembrando o quão importante é actualmente trabalhar em parceria com todo o sector.
(Agência Lusa)