Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

Funeral de Beatriz José realizou-se em Olhão numa “cerimónia de luz para a nossa princesa”

“Cada árvore, cada estrela, cada onda – brilha mais. Porque a Bia está em todas elas. Porque a Bia é cada uma delas. E enquanto a lembrarmos assim, a Bia nunca nos morrerá”

14:01 19 Agosto, 2022 14:01 19 Agosto, 2022 | POSTAL

Foram várias as pessoas que deixaram mensagens de condolências a Beatriz Baptista José, falecida na passada sexta-feira à noite, vítima do trágico acidente que ocorreu num dos canais de acesso à ilha da Culatra.

Em comum a grande dor e tristeza, mas igualmente a admiração pela Beatriz como ser humano. O cantor e compositor de Olhão, Ricky Buchinho, deixa um texto com comoção e ternura pela Bea:

“Amanhã [sexta-feira] será a última despedida do corpo físico da Beatriz. Guardo em mim eternamente as nossas gargalhadas e pagodes quando estávamos juntos, assim como o teu sorriso na procissão para connosco este ano e o nosso barco quando te encontrámos; se soubesse que era a última vez que te via, ter-te-ia metido dentro do nosso barco para te juntares a nós. A viagem pela terra foi muito curta mesmo, mas tenho a certeza que o teu sorriso continuará a iluminar a vida daqueles que te sentiram com alma e coração. Que Deus te receba de braços abertos minha querida. – RB”.

Fica ainda um texto que foi “enviado por uma pessoa muito especial”, salienta um familiar da Beatriz:

“Lembraremos a Beatriz sempre por aquilo que ela era e por tudo aquilo que representava. Com todos os seus defeitos, que sabemos que eram muitos, e todas as suas virtudes, que sabemos que eram ainda maiores que os seus defeitos.
Já diria Alberto Caeiro:
“Quando vier a primavera,
as flores florirão da mesma maneira
e as árvores não serão menos verdes
que na primavera passada”
Na realidade, quando perdemos alguém tão importante quanto a Bia era para nós, tenho dificuldade em concordar com o poeta. Porque, na verdade, parece que as nossas flores nunca mais florirão da mesma forma. Que a nossa primavera nunca será tão colorida como fora outrora. Mas o tempo ensina-nos que, afinal, as flores da nossa vida começam a vibrar ainda mais. Cada árvore, cada estrela, cada onda – brilha mais. Porque a Bia está em todas elas. Porque a Bia é cada uma delas. E enquanto a lembrarmos assim, a Bia nunca nos morrerá. Será eterna até que a última estrela se apague. Até que a última flor murche. Até que a última onda encontre a areia”.

O corpo da Beatriz foi para velório esta sexta-feira, dia 19 de agosto, pelas 09:30, na Igreja da Nossa Senhora da Soledade, em Olhão, e seguiu para o Cemitério Municipal 16 de Junho (novo), em Olhão.

Representando o que a Beatriz era, “Luz”, a família pediu “a todos os que queiram estar nesta última homenagem que se vistam de branco”. E assim aconteceu, uma “cerimónia de luz para a nossa princesa”.

Beatriz Baptista José, natural da Ilha da Culatra, em Faro, partiu, acompanhada de amigos, numa embarcação de recreio particular rumo à cidade para assistir ao concerto da noite do Dillaz.

Mas uma fatídica colisão entre duas embarcações na Ria Formosa, no canal Faro/Olhão, acabou por lhe tirar a vida. Tinha 17 anos, e não há muito tempo, pai e mãe tinham igualmente falecido.

O médico da VMER terá levado algum tempo até conseguir estabilizar a Beatriz para poder ser transportada para o hospital de Faro, mas ela acabou por não resistir aos ferimentos.

Aos familiares e amigos de Beatriz Baptista José, o POSTAL endereça sentidas condolências neste momento de grande dor e tristeza.

Funeral de Beatriz José realiza-se esta sexta-feira em Olhão. Família pede que se use roupa branca
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Loulé celebrou 35 anos de vida com visita a investimentos públicos em curso
    Loulé celebrou 35 anos de vida com visita a investimentos públicos em curso
  • João Almeida é sério candidato a suceder ao ausente Evenepoel na Volta ao Algarve
    João Almeida é sério candidato a suceder ao ausente Evenepoel na Volta ao Algarve
  • Freguesia de Montenegro organiza IX Cross Ana Dias para impulsionar a prática do desporto
    Freguesia de Montenegro organiza IX Cross Ana Dias para impulsionar a prática do desporto
  • Susana Travassos apresenta “Meu pai é um pássaro” ao lado do pianista Simon Seidl em Olhão
    Susana Travassos apresenta “Meu pai é um pássaro” ao lado do pianista Simon Seidl em Olhão
  • Prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Quarteira. Homem foi detido em flagrante
    Prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Quarteira. Homem foi detido em flagrante

Opinião

  • Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
    Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
  • Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
    Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
  • Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 
    Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve