O fumo provocado pelo incêndio de Monchique já é visível a partir dos satélites em órbita geridos quer pela NOOA (Administração Oceanográfica e Atmosférica dos Estados Unidos da América), uma agência do Departamento de Comércio dos EUA, quer pela EUMETSAT, a organização europeia de gestão dos satélites meteorológicos.
Recorde-se que como o POSTAL já noticiou o fogo estende-se já ao concelho de Portimão e levou já à evacuação do Hotel Pestana, junto ao Autódromo do Algarve.
As imagens disponibilizadas referem-se ao período entre as 17 e as 17.25 horas de hoje e a mancha de fumo com origem na Serra de Monchique estende-se de noroeste para sudeste ao longo de todo o Sul doAlgarve até ao limite da fronteira com Espanha.
De acordo com os dados do sítio da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) na internet, neste momento o fogo é combatido por 500 meios humanos, entre bombeiros e outros profissionais da protecção civil, 170 meios técnicos e nove meios aéreos.
374 bombeiros, cinco homens da Força Especial de Bombeiros, 27 militares dos GIPS/GNR e quatro homens das Equipas de Sapadores Florestais, contam com a ajuda de quatro meios aéreos leves, dois médios e três pesados.
Veja a imagem de satélite em pormenor clicando sobre a foto abaixo: