Portugal foi excluído dos “corredores de viagem internacionais” com destinos turísticos que o Reino Unido vai abrir para permitir aos britânicos passarem férias sem cumprir quarentena no regresso, foi hoje confirmado.
Os Açores e Madeira estão na lista de destinos seguros, ao contrário de Portugal continental.
Muita foi a especulação, muita foi a esperança, principalmente dos operadores turísticos no Algarve que normalmente recebem milhares de cidadãos britânicos no verão, mas as notícias não são boas: o Reino Unido já divulgou a lista de países incluídos no “corredor aéreo” para turistas e Portugal não faz parte – o que quer dizer que quem decida passar férias em território nacional vai ter de estar 14 dias em quarentena no regresso ao Reino Unido.
Aqui ao lado, Espanha, Itália, França, Bélgica e Grécia estão isentos dessa obrigação, o que torna os destinos mais atrativos para os turistas britânicos.
A lista completa de países na lista vermelha decidida pelo Governo britânico foi revelada há poucos minutos e Portugal não está na lista dos destinos livres de quarentena obrigatória no regresso.
Portugal, onde foram identificados vários surtos localizados de covid-19 nas últimas semanas, não está na lista de 59 países e territórios.
“Esta lista poderá ser aumentada nos próximos dias, após discussões adicionais entre o Reino Unido e parceiros internacionais”, refere-se o ministério dos Transportes britânico.
Os ingleses ainda têm a alternativa de poderem ir de avião até Espanha, alugar um carro e ir até ao Algarve sem qualquer controle.
Veja AQUI a lista completa dos países considerados seguros.
RELACIONADO:
Portugal foi penalizado pelo Reino Unido por “falar a verdade” – Turismo do Algarve
Decidido: Portugal Continental de fora do corredor turístico com Reino Unido