Os alunos finalistas do curso de licenciatura e da pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Algarve vão realizar uma exposição colectiva, entre 23 de Junho e 23 de Julho, no Pavilhão 30, em Lisboa, composta por trabalhos de pintura, escultura, vídeo-instalação, instalação e fotografia.
De salientar, que a oportunidade de realizar esta exposição surgiu através do convite do artista e curador Sandro Resende, responsável pelo Pavilhão 28 e pelo Projecto Contentores.
Para Pedro Cabral Santos, director do curso de Artes Visuais, é muito importante realizar a exposição de finalistas no Pavilhão 30, um local de referência nacional, onde outros cursos congéneres expõem regularmente. “No nosso caso, tem dois objectivos: contribuir para dar a conhecer o nosso curso fora da região e também proporcionar aos nossos alunos uma oportunidade que podemos considerar quase profissional.”
Sandro Resnde, o responsável pelo espaço, é uma figura importante no panorama nacional e internacional das artes plásticas. Foi um dos convidados do “Ciclo de Artes Visuais” da UAlg, onde teve a oportunidade de ficar a conhecer melhor o curso. “Foi justamente nesse período que Sandro Resende nos fez esta proposta”, explica Pedro Cabral Santos.
Posteriormente, no dia 10 de Setembro, esta exposição, intitulada Anti-bióptico, também inaugurará no Convento de Santo António, em Loulé, porque a direcção do curso considera que “é fundamental continuar a expor o trabalho dos alunos no espaço natural, que é o Algarve”.