O Festival de Curtas de Teatro do Algarve, que se realiza de dois em dois anos, abre hoje e decorre até sábado, em Faro, com sete espectáculos a percorrerem diferentes espaços do edifício da Sociedade Recreativa Artística Farense – Os Artistas.
A terceira edição do festival, produzido pelo Laboratório de Artes e Média do Algarve (LAMA), e apoiado pelo município de Faro, vai consistir num percurso por salas, ‘hall’, pátio e palco do edifício d’Os Artistas, em que o público será guiado por um cicerone, o actor João de Brito.
No percurso, o público irá assistir a sete espectáculos com “registos completamente diferentes”, que não ultrapassam os 15 minutos de duração cada, disse à agência Lusa o membro da LAMA, João de Brito.
As sessões, com duração de hora e meia, realizam-se nos três dias, às 22 horas, podendo-se encontrar peças mais performativas, outras “mais convencionais”, num espectáculo sem grande “aparato técnico”, em que o carácter experimental está mais presente, explanou.
Grande parte dos espectáculos é da autoria de “artistas individuais”, a maioria do Algarve, contando também com a presença de dois projectos de Lisboa, referiu.
Pelo festival, vai passar uma produção mais focada na ‘performance’ de Miguel Ponte, a curta “O Registro”, encenada por Severine Guerreiro, “Assobios e Cavalos Fantasmas”, do algarvio Diogo Simão, uma adaptação livre de uma cena de “Hamlet”, de Shakespeare, produzida pelo Teatro Improviso, e o monólogo “Mais do que palavras”, de Clarisse Ricardo.
“Bem-vindo à América”, uma produção da associação lisboeta Casa Cheia, com base na obra do dramaturgo irlandês Brian Friel, e “Nem sempre o silêncio é de ouro”, do grupo farense Teatro DoisMaisUm, são os restantes espectáculos, que vão passar pelo evento.
O preço de entrada é de cinco euros.
O festival começou por ser uma extensão do Curtas – Mostra de Teatro de Peças de Curta Duração, de Lisboa, tendo assumido produção própria por parte da LAMA a partir de 2014.
LAMA é uma associação cultural com sede em Faro, criada em 2010.
(Agência Lusa)