As Festas do Pescador estão de volta para animar, homenagear os homens e as mulheres do mar e cumprir uma tradição que soma já 19 edições. As festas terão lugar na Praça dos Pescadores, de 2 a 4 de Setembro, com actividades que se iniciam às 18 e terminam às 01 horas. Neste ano, a alegria regressa à Praça com Quim Barreiros, os Íris e o 20º Festival de Folclore.
Esta homenagem aos pescadores foi uma ideia lançada em 1997 pelo Rancho Folclórico de Albufeira e acolhida pela autarquia. O propósito foi o de homenagear os homens e mulheres que ao longo de séculos fizeram do mar o seu ganha-pão. De um programa voltado inicialmente para as práticas lúdicas ancestrais, como jogos populares e expressões etnográficas, esta homenagem foi acompanhando as mudanças sociais.
Nos últimos anos, as Festas do Pescador tem contado com uma forte participação das associações de Albufeira e Olhos d’Água e espectáculos que atraem turistas e milhares de pessoas de toda a região à Praça dos Pescadores.
Actualmente, o destaque vai para a gastronomia regional a cargo do associativismo, que reaviva diversos pratos tradicionais, como carapaus alimados, choquinhos com tinta, feijoada de búzios, cataplana, xerém, mariscos, os dom rodrigos e os bolos de figo, de amêndoa e de alfarroba.
O encontro entre ranchos folclóricos regionais e do resto do país com referências ao mar é um dos pontos altos e o mesmo se pode dizer do espectáculo que encerra o evento. O Festival de Folclore que se insere nesta homenagem vai já na sua 20ª edição.
As Festas do Pescador de Albufeira este ano vão colmatar num baile à boa maneira da tradição popular, com Quim Barreiros, para além da actuação da banda algarvia Íris.