A 9ª edição do TIFAA – Torneio Internacional de Futebol Adaptado, que este ano coincidiu com as comemorações do 13º aniversário da Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA), reuniu 350 participantes no Estádio Municipal de Albufeira.
À semelhança do que aconteceu em anteriores edições o TIFAA – Torneio Internacional de Futebol Adaptado voltou a ser um sucesso, o que levou a organização – APEXA em parceria com o Município de Albufeira – a prometer que no próximo ano a participação no evento irá será alargada a novos países.
No passado dia 19, um sábado, a abertura dos jogos teve início às 9.30 com a Selecção de Gaia a defrontar a equipa da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. O torneio reuniu oito equipas: três holandesas (CJVV A| CJVV B| VV Ijsselmeervogels) e cinco portuguesas (Selecção de Gaia, UDI de Setúbal, APEXA, AAPACDM de Faro e Santa Casa da Misericórdia de Albufeira), num total de 350 participantes entre atletas, técnicos, voluntários e staff da organização.
A Final foi disputada entre a Selecção de Gaia e a UDI de Setúbal, com a equipa do norte a vencer o Torneio por 3 a 1. O 3º e o 4º lugar foram para a AAPACDM de Faro e para a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, respectivamente com 2 e 1 pontos, na classificação final.
O presidente da Câmara de Albufeira, que esteve presente na abertura dos jogos, destacou que “esta é uma excelente oportunidade para promover a igualdade de oportunidades no acesso ao desporto de pessoas com deficiência, bem como para promover o convívio entre desportistas de várias regiões e diferentes países, dando a conhecer uma cidade inclusiva e com tradições firmadas na arte de bem receber quem nos visita”. Carlos Silva e Sousa sublinhou a importância do evento, tendo afirmado que a autarquia irá ser sempre parte activa da organização.
De salientar que o TIFAA é um torneio internacional que tem por objectivo proporcionar às pessoas com deficiência física e mental a oportunidade de participarem numa actividade desportiva adaptada, dando-lhes a possibilidade de conviver com participantes de várias zonas do país e diferentes nacionalidades.