A estreia, em Portugal, do cavaleiro francês Gari Zoher, figura dos palcos europeus de espectáculos com cavalos em liberdade, concertos de excelência e provas diárias gratuitas de vinhos do Algarve e do país, são alguns destaques desta semana na FATACIL, que decorre em Lagoa.
A grande afluência de público no fim-de-semana de abertura da maior feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria do Algarve levou a organização a abrir mais bilheteiras, para corresponder ao aumento na procura.
A FATACIL teve início a 19 de Agosto e vai animar os fins de tarde e as noites em Lagoa até ao dia 28, com música, espectáculos equestres, exposições e gastronomia.
A qualidade do cartaz musical prossegue esta semana com as actuações de Agir, esta noite, Miguel Araújo, terça-feira, Quim Barreiros, dia 24, Rita Guerra, dia 25, Mickael Carreira, dia 26, Ana Moura, dia 27, e Rui Veloso, dia 28.
Além da primeira actuação em Portugal do cavaleiro francês Gari Zoher, que trabalha com a raça lusitana, na quarta-feira, dia 24, o programa equestre da FATACIL prossegue com provas diárias de equitação, às 21.30 horas, e com o espectáculo equestre “Lagoa Cidade do Vinho 2016”, na quinta-feira, dia 25.
A visibilidade dos vinhos da região de Lagoa na edição de 2016 da FATACIL está também patente nas provas de vinho, gratuitas, que acontecem todos os dias, depois das 18 horas.
O Espaço Lounge, inaugurado nesta edição da FATACIL, e que acolhe o ‘aMAR a TERRA’, onde é possível conhecer o que mais de genuíno existe no Algarve, desde a “Flor de Sal” ao mel, aos enchidos e à gastronomia, recebe vários workshops e tertúlias ao longo da semana.
Esta segunda, terça e sexta-feira, é possível aprender, às 19 horas, a “A arte da Empreita”, que dá a conhecer a antiga técnica de entrançar palma, uma das principais formas de artesanato do Algarve e, no dia 24, quarta-feira, é tempo de satisfazer a curiosidade sobre receitas algarvias, com uma demonstração culinária, às 19.30 horas.
Pela primeira vez, os bilhetes para a FATACIL podem também ser adquiridos online, em três versões: individual, família e passe para os dez dias do evento.
O bilhete individual custa 3,50€, o familiar (para quatro pessoas), 12,50 euros e o passe de dez dias, 20 euros. A entrada na FATACIL é grátis para as crianças até aos 12 anos.
Os passes de dez dias devem ser trocados por uma pulseira, operação que pode ser efectuada no secretariado da FATACIL, no recinto.