Faro subiu um lugar no “Portugal City Brand Ranking”, da prestigiada consultora Bloom Consulting, e ocupa agora o 8º lugar entre os 308 municípios portugueses, cuja performance e atractividade da marca são aqui avaliadas em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).
“Desde 2014, o ano em que o ranking foi criado pela Bloom Consulting, temos vindo a registar um crescimento sustentado nas três vertentes. Hoje, estamos no lote dos dez melhores concelhos e eu penso que esta tendência ascendente traduz um pouco do que é Faro hoje em dia: um concelho vivo e uma marca cada vez mais forte nas diversas vertentes”, disse ao POSTAL Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro.
A capital algarvia lidera a região pela quinta edição consecutiva, afirmando-se como o município com melhores condições nas vertentes “Viver” e “Negócios” e ocupando o terceiro lugar no índice “Visitar”, depois de subir uma posição no Ranking Regional e ultrapassar o município de Tavira que detinha esta posição desde a primeira edição do “Portugal City Brand Ranking”. “É um sinal evidente de que estamos no bom caminho e que iremos continuar a apostar num trabalho feito com rigor e transparência para que o município seja cada vez mais competitivo”, refere Rogério Bacalhau. Mas o presidente da autarquia fez questão de mencionar que “o resultado não é uma apreciação do exercício autárquico, nós apenas fizemos o que estava ao nosso alcance para dar ampla visibilidade à nossa marca. Tudo o mais é responsabilidade dos agentes locais: das empresas, do sector público, dos cidadãos a título individual, do movimento associativo, entre outros. Nos últimos anos tem sido possível colocar todos estes agentes locais a concorrer para o mesmo objectivo: tornar o nosso concelho mais competitivo, bonito e integrador. E essa é que é a maior vitória para Faro”.
Lisboa lidera ranking nacional
Na quinta edição do estudo Bloom Consulting, Lisboa volta a liderar o ranking nacional, seguida pelo Porto, Cascais e Braga. O restante “Top 10” é constituído pelos concelhos de Coimbra, Sintra, Funchal, Vila Nova de Gaia e Setúbal. No “Top” 25 nacional estão também a representar a região algarvia os municípios de Albufeira (16º) e Portimão (17º).
Para elaborar este ranking, a Bloom Consulting cruza dados estatísticos que já existem (como a população, a percentagem de criação de novas empresas ou as dormidas por habitante) com as pesquisas que são feitas na internet sobre todos os 308 municípios portugueses, uma avaliação apelidada de Digital Demand que engloba a procura online que cada município regista.
Foram analisadas 70 milhões de pesquisas através do estudo de 38 principais termos de pesquisa (brandtags), em cinco línguas, entre os quais se encontram termos como “compras”, “alojamento” ou “praia”. A essas duas dimensões junta-se ainda o desempenho de cada município na internet, quer no seu site institucional, quer nas redes sociais.
Para a consultora, Faro consolida assim a sua posição no “Top 10”, para onde reentrara no ano passado por força dos bons resultados conquistados nas três dimensões avaliadas (Viver, Visitar e Negócios). Apesar do resultado que “é verdadeiramente excepcional”, Rogério Bacalhau afirma que “somos ambiciosos e queremos crescer ainda mais. Seja neste, seja em todos os índices que espelhem o bom desempenho do nosso concelho”.