O programa de requalificação da rede viária do concelho de Faro que está a ser desenvolvido pela autarquia local “vai chegar ao Montenegro”, disse ao POSTAL o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau.
Entre as obras que estão a ser “analisadas para apurar custos” estão as intervenções nas ruas Bento de Jesus Caraça e Egas Moniz, na sede de freguesia, refere o autarca. Estas duas artérias estão já a ser intervencionadas pela EDP para colocação de novas luminárias e retirada dos cabos aéreos de electricidade.
“Não decidimos ainda quais as obras que vão integrar o Faro Requalifica II, diz o autarca, que realça que “apurados os encargos com cada obra teremos de decidir prioridades”, não estando pois definitivamente decididas nenhumas intervenções.
O presidente da Junta de Freguesia do Montenegro, Steven Piedade, avança que estas duas obras em análise para o ‘Faro Requalifica II’ “são a resposta adequada da autarquia às necessidades do Montenegro e da sua população” e recorda que “na primeira fase do programa – ainda em curso – a freguesia não foi contemplada com obras na sua rede viária, ao contrário do resto do concelho”.
“A falta de verbas não permitiu que este importante programa desenvolvido pela Câmara e pelo Sr. presidente Rogério Bacalhau chegasse ao Montenegro num primeiro momento, mas a autarquia garantiu ao Montenegro que no ‘Faro Requalifica II’ as questões prioritárias em matéria de obra na rede viária da freguesia serão devidamente acauteladas, algo que vejo com grande satisfação porque é uma resposta às necessidades da população do Montenegro que me cabe representar e defender”, sublinha Steven Piedade.
Outras obras em análise para avançarem no Montenegro e Gambelas
Também em estudo quanto a encargos para a autarquia, referiu ao POSTAL Rogério Bacalhau, estão obras de requalificação da Rua Manuel Gomes Guerreiro, entre a Rua das Hortênsias e a Rua das Tulipas, bem como estas duas últimas artérias e o estacionamento junto aos campos de ténis, tudo nas Gambelas.
Ainda nesta localidade estão a ser analisadas as intervenções na Rua das Violetas, entre a Rua das Hortênsias e a Rua dos Malmequeres, a Rua das Acácias e a Rua dos Malmequeres propriamente dita.
Rua do infantário ‘Os Vivaços’ em vias de resolução
Outra das artérias problemáticas no Montenegro é a rua onde fica situado o infantário os Vivaços, entre a Rua João Bandeiro e a Urbanização da Nora, uma artéria ainda sem nome e em terra batida que “faz muita falta ao sistema de circulação do Montenegro”, disse ao POSTAL Steven Piedade.
“Estamos a tratar da resolução desse problema e perto de chegar a cordo com os proprietários privados dos dois terrenos que têm de ceder área para a criação do arruamento”, referiu ao POSTAL Rogério Bacalhau.
“Nesta primeira fase importa assegurar a cedência do terreno pelos privados à autarquia para que ali possamos intervir num segundo momento”, refere o autarca, que sublinha “o bom andamento dos contactos mantidos com os proprietários”. “Numa segunda fase poderemos então avançar com a criação do arruamento”, remata o presidente da Câmara.
Não há pois garantias de que todas estas obras venham a ser realizadas no Montenegro, tudo dependerá da disponibilidade financeira da autarquia no momento de arranque do ‘Faro Requalifica II’ e dos custos que cada uma das intervenções significar depois do levantamento de preços actualmente em desenvolvimento pela Câmara, mas que o ‘Faro Requalifica’ vai chegar ao Montenegro e em força, isso é já certo, com a freguesia a receber da autarquia as intervenções de que tanto necessita ao nível da rede viária.