Faro recebe durante o corrente mês o 1.º Ciclo de Música Barroca. Trata-se de um projecto que pretende divulgar música do Período Barroco tendo sido agendados dois concertos com participação de instrumentistas exímios na arte de tanger em cópias de instrumentos da época. O seu repertório abrange, em interpretações historicamente esclarecidas, peças do início do século XVII a meados do século XVIII.
O primeiro concerto vai ter lugar no próximo domingo, pelas 21 horas, na Igreja do Carmo, com o Ensemble Bonne Corde – Diana Vinagre em violoncelo barroco e Miguel Jalôto em órgão. Programa: A Basso Solo – o primeiro repertório para violoncelo solo. Peças de Girolamo Frescobaldi, Bernardo Pasquini, Alessandro Scarlatti, Domenico Gabrielli.
No dia 26, pelas 21 horas, na Igreja da Misericórdia, terá lugar um Concerto com o Ensemble ConTrastes – Sofia Diniz em viola da gamba e Flávia Castro no cravo. Programa: O Barroco Francês – peças de Marin Marais, François Couperin, Jean Philippe Rameau, Antoine Forqueray.
Na medida em que este ciclo também pretende promover a participação de jovens músicos, vai ter lugar no próximo dia 29, no Museu Municipal de Faro, um concerto, às 18 horas, com jovens talentos do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina. Integram o programa: O Barroco tardio em Itália, Inglaterra e Alemanha, peças de Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Händel, Johann Pachelbel, Georg Philipp Telemann.
O Ciclo de Música Barroca de Faro é organizado pelo Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, com apoio da Câmara de Faro, Direcção Regional de Cultura do Algarve e Direcção Artística de Francisco Rosado.