Os trabalhos de substituição das antigas luminárias da rede de iluminação pública de Faro por lâmpadas de tecnologia LED já tiveram início. Ao todo, já foram adquiridas 1.298 novas luminárias com esta tecnologia, num investimento global da autarquia de 192.433 euros.
Com esta intervenção de requalificação do espaço público será possível contribuir para “o uso generalizado de tecnologia energeticamente mais eficiente, permitindo assim melhorar o desempenho energético e ambiental da rede de iluminação pública”, explica a Câmara de Faro em comunicado.
Simultaneamente, a autarquia reduz o consumo de energia elétrica e as emissões de CO2 associadas, acumulando poupança com os gastos de energia e indo ao encontro de uma política ambiental mais sustentável.
Nesse sentido, até ao momento, já foram instaladas novas luminárias LED na Avenida da República, Largo da Estação, Praceta pintor Lyster Franco, Rua Infante D. Henrique, Largo de Camões, Rua da Saúde, Travessa da Saúde, Largo de São Sebastião, Rua de São Sebastião, Rua Aboim Ascensão, Largo do Carmo, Parque de Estacionamento do Largo do Carmo e Rua General Gomes Freire.
Segundo Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, “a substituição das antigas luminárias na rede de iluminação pública vai permitir uma poupança energética muito significativa e ganhos de sustentabilidade geral, em linha com os compromissos ambientais assumidos com os nossos munícipes”.