A bandeira e o selo de “Município Amigo da Juventude”, na categoria de 3 estrelas, foi entregue à Câmara Municipal de Faro, no IV Encontro da Rede de Municípios Amigos da Juventude, organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ). Com a atribuição destes galardões, que teve lugar no dia 11 de julho, a autarquia farense passou a integrar esta rede.
A Bandeira e Selo de Município Amigo da Juventude visam “reconhecer a estratégia e as boas práticas da CMF, nomeadamente a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos jovens do território, destacando-se como uma referência nacional”.
Faro recebeu o selo com a categoria de três estrelas, que reconhece vários aspetos integrantes da candidatura do Município, nomeadamente a existência de Conselho Municipal de Juventude; Plano Municipal de Juventude; Apoio direto ao associativismo juvenil através de regulamento municipal; Políticas de apoio à iniciativa jovem (projetos de apoio a iniciativas de jovens por parte do Município, por exemplo, na área do talento e empreendedorismo); Pelouro da Juventude e Unidade orgânica (Divisão) com competências na área; Plano de investimento no Setor da Juventude e Mecanismos/Ferramentas de co-gestão.
Enquanto membro desta rede, a autarquia compromete-se “a continuar a colocar a Juventude como um eixo central da sua ação governativa e a impulsionar um efetivo diálogo jovem de base local, nomeadamente entre os seu mais jovens munícipes”.
A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude é uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local, para a implementação e otimização de políticas locais da Juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na ação dos Municípios e na emancipação jovem.
Esta plataforma tem como objetivos fundamentais, a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais, sendo pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis e tendo de suporte e fundamento o Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude.
Leia também: Espanhóis destacam aldeia algarvia abandonada que agora tem alojamentos no meio de parque natural