A 15ª edição do Hip Hop Dance Algarve – Convenção Internacional 2024, o maior campeonato de danças urbanas do Algarve, realiza-se entre 19 e 21 de Abril, no Pavilhão da Penha, em Faro.
Uma vez mais organizada pela ADA, Academia de Dança do Algarve, este é um dos mais conceituados campeonatos do circuito nacional, possibilitando, quer aos bailarinos participantes, quer ao público presente, uma experiência única.
Este ano com um segmento competitivo muito especial, com a realização no dia 19 de abril, pelas 21:30, do Dancehall Vibes Algarve, num estilo de dança muito particular, com origens na Jamaica e apoiado num estilo de música de influências africanas com forte presença do reggae, com é bom exemplo disso, as músicas do conhecido artista Sean Paul. A bailarina Dyana Dua será a anfitriã da Clash que se seguirá ao Dancehall Vibes Algarve, que contará com o apoio da DJ Juka.
Decorrerão nesse dia workshops do estilo de dança Dancehall a partir das 18:30 com a bailarina Jasmin e depois pelas 19:30 com o bailarino Dansa Bling.
No dia seguinte outros workshops ocorrerão, a partir das 10:00 com o bailarino Soyuz no estilo Popping, seguido, às 11:00, do estilo HipHop com o bailarino Evion, pelas 12:00 o estilo House com Frankwa e ainda com o estilo Waacking, com o bailarino Shain pelas 13:00.
O evento principal Hip Hop Dance Algarve, inicia-se pelas 16:00, em Open Styles, nos escalões Junior, Varsity, Adulto e MegaCrew e prolonga-se até perto das 23:00 e terá como anfitrião o conhecidíssimo bailarino português Cesariny Martins.
O último dia do campeonato de danças está também repleto de atividades, iniciando pelas 10:00 com um workshop de Breaking orientado pelo bailarino Deeogo.
O anfitrião Diogo Gouveia liderará as hostes com o apoio dos DJ’s Dom Rodrigo e Sugo, dando início às Batalhas e Filtros nas categorias Kids, HipHop, House, Popping, Locking, Breaking e Waacking, pelas 11:00.
A ADA conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro, do Supermercado Coviran (Largo Poeta Pardal, Quarteira) e ainda dos parceiros AR Publicidade, “Line Star Life” Apoio à Saúde, “BF” Segurança e da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro).
Academia de Dança do Algarve já formou milhares de jovens bailarinos
Desde a sua criação, a 9 de julho de 2007, a ADA já formou milhares de jovens bailarinos, com uma forte componente nas danças urbanas. Atualmente com cerca de 335 bailarinos, está presente nas cidades de Tavira, Olhão, Faro, Loulé, Almancil e Quarteira, contando também com um enorme apoio das entidades municipais.
Além de permitir formação específica, em Faro e Olhão, para os estilos de Hip Hop, Dancehall, House, Breaking, Waacking e Contemporâneo, a ADA tem estado presente com equipas de competição, em diversos campeonatos nacionais e internacionais (Espanha, Holanda, França e outros), obtendo classificações de grande relevo.
Neste momento são quatro as equipas competidoras: Sparks Kids, Mega Sparks Jr, Mega Sparks e Phoenix Flame envolvendo um total de 40 bailarinos.
Fruto dessa forte aposta na dinâmica de competição, a equipa “Sparks”, é a única equipa algarvia que já representou Portugal no Campeonato Mundial de Danças Urbanas, o HHI Hip-Hop International, com realização anual no mês de agosto, em Phoenix (Arizona – USA), nos Estados Unidos da América.
Numa vertente mais educacional, a ADA também possibilita formação e apoio escolar, facultando ainda a utilização de diversos serviços na área da saúde e bem-estar.
Esta Academia realiza anualmente vários eventos de cariz exibicional e de performance: o Algarve Dance Meeting, Show Your True Color, I Can Beat You, Keep it Real, Dancehall Summer Vibes. Promove ainda anualmente um evento de competição internacional em Faro, a Convenção Internacional Hip Hop Dance Algarve.
Este ano, na sua 15ª edição, a convenção conta com a presença de algumas das melhores academias e escolas de dança nacionais e internacionais, assim como júris internacionais que também irão proporcionar workshops nos mais variados estilos.
Leia também: Veja se está abrangido pela descida de IRS e quando deverá começar a receber mais