Depois da interrupção do programa de troca de seringas gratuita ao nível das farmácias, a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS – Algarve) fez recentemente saber que “o Programa «Diz não a uma seringa em 2ª mão», criado no âmbito do Programa Nacional para a Infeção VIH/sida, foi alargado e agora já é possível efectuar a troca de seringas em farmácias”.
As farmácias aderentes, desde Janeiro de 2015 – esclarece a ARS -, regressam assim a um programa cujos resultados na contenção de doenças transmissíveis pelo uso partilhado de material destinado ao consumo de drogas injectáveis foi ao longo de anos classificado de muito relevante.
Já desde 2013,em várias unidades de saúde dos três Agrupamentos de Centros de Saúde da região, o utilizador de drogas injectáveis pode efectuar a troca de seringas ou solicitar kits, independentemente da sua área de residência. Para isso, basta dirigir-se a um dos centros de saúde no horário de atendimento, refere a ARS-Algarve que disponibiliza informação actualizada este mês no seu sítio na internet.
Para conhecer os locais de troca de material quanto a farmácias a ARS-Algarve também publica a lista de farmácias aderentes ao programa no Algarve.
Para a troca de seringas, esclarece o órgão regional que tutela a área da saúde, o utilizador de drogas injectáveis, não necessita de ter cartão de utente e não paga nenhuma taxa moderadora.
O Programa «Diz não a uma seringa em 2ª mão», operacionaliza ainda troca de seringas através das Equipas de Apoio Social Directo do MAPS (Movimento de Apoio à Problemática da SIDA), que utilizando Unidades Móveis percorrem regularmente a Região (Lagos, Portimão, Lagoa, Quarteira, Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António/Monte Gordo).
O contágio de doenças infeciosas, nomeadamente as hepatites B e C e a infeção pelo VIH, é possível através da partilha de seringas assim como através da partilha de todo o material que é utilizado para a preparação da droga.
Por este motivo, cada Kit de prevenção, para além de duas seringas, contém: dois recipientes (caricas), dois filtros, duas carteiras de ácido cítrico, duas ampolas de água bidestilada e dois toalhetes desinfetantes.