Faleceu este sábado Carlos Lopez Cano Vieira “numa luta perdida com o Covid”, informou a esposa Fátima Negrão numa mensagem que está a ser partilhada nas redes sociais.
Carlos Vieira era professor universitário no ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, instituição que abraçou a 1 de junho de 2019 com o objectivo de a promover e prestigiar nacional e internacionalmente.
Anteriormente, foi professor durante cerca de 20 anos na Universidade do Algarve, onde se destacou na área da gestão e como coordenador das relações entre a Universidade e as empresas.
MENSAGEM DEIXADA PELA MULHER FÁTIMA NEGRÃO
O nosso querido Carlos Lopez Cano Vieira, o meu marido, pai dos meus filhos e o nosso anjo, deixou nos hoje numa luta perdida com o covid. Foi em paz e harmonia com o esplendor deste sol radiante de sábado de quem nós nos despedimos e damos boa viagem, assim como o fazemos com o sol ao pôr-se no nosso horizonte. Connosco, foste tão ou mais inspirador do que a própria vida é. Agradecemos tudo o que nos deste, com a energia que hoje daqui levas. De todo o amor, sorrisos e felicidade que partilhaste… um bem haja ao meu querido papi e boa sorte nessa aventura. O amor já o tens de todos nós. Deus te dê a luz eterna.
Carlos Isidoro Lopez Cano Vieira morreu com 72 anos. Nasceu em Lima, no Perú. Em 1997 foi naturalizado português e residia em Portimão. Doutorado, com nota máxima, em Gestão de Empresas, foi docente em inúmeras faculdades, como no Peru e nos Estados Unidos.
Conhecido pelo seu sotaque e humor contagiante, Carlos Vieira foi provavelmente o peruano que mais amava o Algarve e Portimão.
Chegou a ser director do Núcleo de Gestão Estratégica e Secretariado da EGHT da Universidade do Algarve, assim como presidente da Assembleia Geral do Instituto de Cultura Ibero-Atlântico. Foi membro representante da Câmara de Portimão na Assembleia Geral da EMARP e coordenador científico do Projecto “ATIVAR TAVIRA”. Exerceu ainda funções como director nacional de Formação em Turismo no Peru e fez parte do Secretariado Nacional de Relações Internacionais do Partido Aprista, também do Peru.
Com um currículo invejável, Carlos Vieira, foi conferencista internacional em diversas faculdades como Reino Unido e Equador e foi docente da ESGHT da Universidade do Algarve, onde deu aulas de Estratégia de Empresas e Teoria Organizacional.
Carlos Vieira assumia que o que mais apreciava na região do Algarve eram as pessoas, o clima, a comida e a cultura. Deixa dois filhos e mulher que amava como um príncipe.
O POSTAL endereça à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências. Até sempre e obrigado pelo legado ético e humano que nos deixou.
CRONOLOGIA
18/09/1948 – Nascimento
1991 – Casamento
23/12/1992 – Nascimento do filho
20/06/1994 – Nascimento da filha
16/10/2009 – Recebeu o prémio Presidential Award – Statewide Hispanic Chamber of Commerce of New Jersey
13/04/2010 – Torna-se Doutor Honoris Causa da Universidade Garcilaso de la Vega no Peru
13/10/2012 – Recebe o prémio Orgulho Peruano , ente os 100 peruanos mais destacados do mundo
14/07/2017 – Termina o doutoramento após 10 anos de investigações e menção de Excelência Cum Laude pela Universidade Politécnica de Cartagena
20/04/2018 – Foi homenageado com o “Prémio Excelência – Gala Postal 30 anos“, como uma das 30 Personalidades mais relevantes aos longo das últimas três décadas na região do Algarve.
E AINDA
► Número de casos desce no Algarve mas há ainda três concelhos em Risco Extremamente Elevado
► Quartel da Atalaia de Tavira: Qual o futuro do último reduto de defesa na região?
► Albufeira recolhe 75 toneladas de resíduos junto ao terminal rodoviário