Miguel Gandra, estudante de doutoramento do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg), foi recentemente premiado pela ART – Animal Research Tomorrow, uma ONG internacional, com uma bolsa de comunicação de ciência.
Através do seu projeto vencedor “Digital multimedia content on marine biologging research for scientific and public dissemination”, o estudante “pretende criar conteúdos digitais apelativos, combinando imagens subaquáticas e animações 3D baseadas na sua investigação em monitorização de megafauna marinha, como os tubarões e outras espécies de grandes dimensões”, explica o CCMAR.
Devido ao seu crescimento lento e à sua natureza altamente migratória, estes animais são bastante vulneráveis a impactos como as alterações climáticas, poluição e sobre-exploração, “sendo necessário recolher mais dados e melhorar a nossa capacidade de analisar os processos ecológicos em larga escala, traduzindo o progresso científico em narrativas apelativas para aumentar a consciencialização do público”, explica o doutorando.
“Biologging” consiste num conjunto de técnicas onde os animais selvagens são marcados com pequenos dispositivos eletrónicos que medem uma série de fatores ambientais e/ou fisiológicos (telemetria).
Miguel Gandra irá trabalhar em colaboração com o Departamento de Comunicação do CCMAR e desenvolver uma campanha de divulgação para as redes sociais com as imagens subaquáticas e animações 3D.
Segundo o biólogo “esta campanha irá contribuir para o aumento da consciencialização sobre a conservação marinha e os oceanos”.
Para além deste trabalho, todos os conteúdos preparados serão utilizados como recursos educativos nas atividades desenvolvidas pelo CCMAR para a comunidade escolar, desde o ensino primário até ao secundário.
Para conhecer o trabalho fotográfico desenvolvido pelo Miguel basta clicar aqui.