Diz-se que a beleza é subjetiva, mas foram já várias as revistas e blogs especializados em viagens e turismo que enalteceram algumas paisagens portuguesas. Agora chegou a vez da revista Condé Nast Traveler selecionar os 13 lugares mais bonitos de Portugal. Entre eles estão a Costa Nova, em Aveiro, e os campos de girassóis, no Alentejo, mas o Algarve também não ficou esquecido nesta lista.
Antes de revelar os lugares mais bonitos de Portugal, a autora do artigo faz um largo elogio ao nosso país e revela que “com a sua costa atlântica e clima mediterrânico, o país é mais castiço do que Espanha e mais selvagem do que França – o seu encanto reside na sua relutância em ser demasiado polido, e os lugares mais bonitos de Portugal são crus, reais e naturais”.
Para além da Costa Nova (Aveiro) e dos campos de girassóis do Alentejo, constam também nesta lista a aldeia de Monsanto (Castelo Branco), a costa da Comporta, as vinhas do vale do Douro, a vila histórica de Óbidos, a cidade alentejana de Évora, as Berlengas (perto de Peniche), a ilha de Vila Franca do Campo (Açores) e a vila de Sintra.
Entre os lugares mais bonitos do país está também a praia da costa vicentina que fica na fronteira entre o Algarve e o Alentejo. Falamos da Praia de Odeceixe. A ilha Deserta foi também considerada uma das paisagens mais belas do país e para lá chegar terá de apanhar um barco no Cais das Portas do Mar, em Faro. Dependendo do tipo de embarcação que escolher, a chegada à ilha tanto pode demorar 15 minutos, como 45.
Por fim, a gruta da Praia de Benagil está também em destaque no artigo publicado pela revista Condé Nast Traveler. Note-se, no entanto, que as regras de acesso a esta gruta serão a partir de agora diferentes. É que se prevê que passará a ser proibido o desembarque no interior da gruta, para além de outras medidas que estão sob consulta pública.
Leia também: Fica no Algarve e é o município do país onde se gasta mais água