O calor que se faz sentir durante o verão no Algarve leva a que os visitantes da região optem por ficar pela praia, mas nas falésias onde se ergue um dos melhores trilhos da Europa corre uma brisa que ameniza a temperatura e cria as condições ideais para uma caminhada em qualquer estação do ano. Quem visita este trilho elogia as paisagens com que se depara e há até quem diga que “nem no Rio de Janeiro nem no norte, a melhor vista é no Algarve”.
Considerado um dos trilhos mais bonitos do Algarve, o Percurso dos Sete Vales Suspensos vai desde a Praia da Marinha à Praia Vale de Centeanes. Pelo caminho, aqueles que se aventuram a percorrer os seis quilómetros de percurso terão a oportunidade de observar inúmeras arribas, formações rochosas das mais variadas formas, grutas e impressionantes algares, isto é, poços naturais que ligam a superfície das regiões calcárias às galerias subterrâneas.
De salientar que, no passado, cada um destes vales esteve associado à foz de uma ribeira e foi a ação conjunta das águas salgadas e doces que deu forma a todas as formações rochosas que podemos observar durante o passeio. A rubrica da SIC Notícias intitulada “Ao Km: Descobrir Portugal a Caminhar” fez uma visita ao Trilho dos Sete Vales Suspensos e encontrou caminhantes impressionados com as paisagens que se podem encontrar ao longo do percurso.
“Nem no Rio de Janeiro nem no norte, a melhor vista é no Algarve”, refere um dos visitantes. Durante o seu passeio, se o calor apertar, pode sempre fazer uma pausa para um mergulho na praia. Entre a Praia da Marinha, a Praia da Corredoura, a Praia de Benagil e a Praia do Carvalho, o difícil será eleger só uma para se refrescar. Na dúvida, experimente todas.
Leia também: Esta cidade do Algarve é a mais procurada de Portugal para ingleses e holandeses em agosto