Para chegar até ao rio que tem água quente em qualquer altura do ano terá de rumar a norte. Fica na fronteira entre Portugal e Espanha e é conhecido como as Termas de Lobios, no rio Caldo. Indo até Caldas do Gerês, depois basta rumar à fronteira de Portela do Homem. Uma vez na fronteira, irá passar por vários marcos milenares e uma antiga estrada romana que o levará até Torneiros, na província de Ourense, a 9 km de Portugal.
Este rio fica longe do Algarve mas, de acordo com a RFM, o contacto com estas águas pode ajudar a combater o reumatismo e algumas doenças de pele. É que a água, para além de quente, contém bicarbonato, sódio e cloreto, e vem de nascentes com mais de 70º. No entanto, uma vez que essa água tem contacto com a água fria do rio, a temperatura desce para os 45º.
Desde o século XIX que as piscinas termais da Galiza são muito procuradas
Entre o século XIX e o século XX, as piscinas termais da Galiza foram muito procuradas pelos burgueses. Nos últimos anos, as águas quentes deste rio voltaram a atrair muitos curiosos, que ali se deslocam para relaxar. O inverno é a altura do ano em que a procura é menor. De qualquer modo, as águas mantêm-se quentes. A 15 km das Termas de Lobios poderá também deparar-se com as Termas Romanas de Bande, também elas com água quente.
Estas últimas têm mais turistas e chegaram a servir de pano de fundo para a série da Netflix, “A Desordem que Deixas”.
Leia também: Descubra o método japonês para secar roupa em dias chuvosos