Não fica na ponta de Sagres, mas está lá perto. A Fortaleza de Santo António do Beliche fica no concelho de Vila do Bispo e tem um miradouro secreto com vista para o mar algarvio. A data de construção não é conhecida, mas sabe-se que terá sido algures no reinado de D. Manuel ou D. João III. Tinha a função de controlar uma zona de possível desembarque e proteger os pescadores que ali tinham uma armação de pesca de atum.
A fortaleza que, segundo a VERSA, alberga um miradouro secreto com “uma vista deslumbrante sobre o mar algarvio”, foi alvo dos ataques do corsário inglês, Frank Drake, em 1587, para além de não ter resistido ao terramoto de 1755. A Fortaleza do Beliche ergueu-se de novo após o terramoto, mas o sismo de 1969, com epicentro a 200 km de Sagres, levou a que as pedras que lhe davam forma voltassem a ceder perante a força da natureza.
Classificada como Imóvel de Interesse Público, a fortaleza está agora pronta para receber todos aqueles que a queiram visitar. A cúpula redonda que se vê a partir do exterior evidencia a existência de uma capela votada a Santa Catarina, mandada erigir pelo Infante D. Henrique. Atualmente encontra-se fechada ao público, devido ao perigo de desmoronamento.
Para aceder a este miradouro de transportes públicos terá de apanhar o autocarro número 47 da Vamus Algarve no Terminal de Lagos, saindo apenas na paragem do Cabo de São Vicente. Posteriormente terá de caminhar pouco mais de 1 km para chegar à Fortaleza do Beliche.
Leia também: Para-brisas embaciados no inverno? Utilize esta alternativa natural e económica