É comum vermos hotéis que nasceram de conventos, como a Pousada Convento de Tavira, ou de palacetes, como é o caso do Bela Vista Hotel (Portimão). Ainda assim, a cadeia Vila Galé tem um hotel no Algarve que se encontra nas instalações do antigo Arraial Ferreira Neto, uma residência para pescadores de atum e respetivas famílias.
O Vila Galé Albacora encontra-se em Tavira, embora esteja um pouco distante do centro da cidade, já que está do lado oposto ao cais das Quatro Águas. A prática da pesca do atum vem desde os tempos dos romanos e chegou ao Algarve com os muçulmanos. Consistia numa armação, ou almadrava, uma armadilha de pesca gigante e labiríntica, que era colocada no mar para capturar os atuns que passavam pelo Algarve no caminho para desovar no Mediterrâneo.
A tal almadrava era colocada no mar durante sete meses, entre março e outubro, e, nesse período, os pescadores e as suas famílias residiam nos arraiais que existiam na zona. Um deles era o Arraial Ferreira Neto, cujas instalações foram recentemente transformadas num hotel, o Vila Galé Albacora. De acordo com o site da cadeia hoteleira, as casas, oficinas e armazéns do arraial deram lugar a 161 quartos com vista para a ria.
Também ali existia uma capela, que hoje é utilizada para casamentos e batizados. Uma vez que na época da pesca do atum os familiares dos pescadores também ficavam a dormir no Arraial Ferreira Neto, foi construída dentro do espaço uma escola para as crianças. Nos dias de hoje, o espaço onde era a escola continua a ser destinado às crianças, já que se transformou no Kids Club do hotel.
Mesmo que não seja hóspede, pode sempre visitar o interior do hotel, não perdendo a oportunidade de entrar na antiga padaria, que se tornou num núcleo museológico gratuito e aberto ao público. Na antiga padaria ficará a conhecer todo o processo de captura do atum.
Leia também: É aqui que fica o hotel mais antigo do Algarve