Ao longo dos seus 60 km de extensão, são vários os pontos em que pode parar para observar a Ria Formosa a partir de diferentes perspetivas. Se comprar um voo em que Faro é o destino ou ponto de partida, terá acesso privilegiado a uma vista aérea sobre os canais, ilhas, sapais e bancos de areia que dão forma ao Parque Natural da Ria Formosa, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
No entanto, se está de visita ao Algarve e não tem nenhum voo marcado com saída de Faro, saiba que existem outros miradouros a partir dos quais pode observar a Ria Formosa, não com vista aérea, mas quase. Um destes miradouros ergue-se naquela que é uma das mais pequenas e bem preservadas aldeias do Algarve. Trata-se de Cacela Velha, uma aldeia histórica que se encontra no topo de uma encosta e a partir da qual consegue observar a ria, o mar e o extremo leste da ilha de Cabanas.
Enquanto Cacela Velha é um miradouro natural acessível todos os dias e a qualquer hora, há um outro, que lhe permite uma vista sobre a ria a partir de um ponto ainda mais alto, que só abre às quartas-feiras. Para além disso, o acesso a este é feito de barco e terá também de ter em atenção aos horários dos mesmos, já que estes mudam consoante a época do ano.
Falamos do Farol do Cabo de Santa Maria, situado na Ilha do Farol, em Faro. Para chegar ao topo deste monumento com 46 metros de altura terá de subir um total de 220 degraus. O percurso até ao topo é desafiante para muitos, mas quem lá chega pode disfrutar de uma vista para a Ria Formosa, para o mar, Faro, Olhão, para o Cerro de São Miguel e até São Brás de Alportel.
Avança o site da Câmara Municipal de Faro que o Farol recebe visitas apenas às quartas-feiras, embora no verão os horários de abertura sejam alargados.
Leia também: É um dos percursos pedonais mais desafiantes e fica no Algarve