Um piquenique pede sombra e tranquilidade, dois requisitos que cumpre o espaço do Algarve apontado como um dos melhores da região para o efeito. Ali existem mesas e cadeiras feitas de rocha e as árvores que rodeiam o espaço compõem uma parte do cenário. A ribeira de águas límpidas que por ali passa, assim como o moinho de água pautam também a paisagem onde se insere o parque de merendas que o convida a fazer uma visita ao interior do Algarve.
Não é muito longe do centro da vila de Monchique que fica o Barranco dos Pisões, o espaço verde junto ao qual passa uma ribeira de águas límpidas e que conta com um parque de merendas. Apenas seis quilómetros separam este espaço da vila. Se decidir almoçar na zona de merendas, saiba que o som de fundo da sua refeição será o da água corrente da ribeira.
No Barranco dos Pisões, as altas temperaturas do verão são atenuadas pela sombra das árvores, com especial destaque para o plátano classificado como árvore monumental de Portugal, que tem 150 anos e 41 metros de altura. De salientar que este é um dos melhores lugares do Algarve para fazer um piquenique, segundo o Algarve Marafado, pelo que nos meses de verão deverá chegar bem cedo ao parque de merendas para garantir a sua mesa.
Uma vez de visita ao Barranco dos Pisões, não deixe de aproveitar para passear pela vila de Monchique. A Igreja Matriz com o pórtico manuelino e o Largo dos Chorões, considerado a sala de estar de Monchique, são dois pontos de visita obrigatória nesta localidade. Depois, pode sempre dirigir-se ao Miradouro da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, situado a cerca de 900 metros de altura.
Leia também: Reabriu um dos mais famosos espaços de diversão noturna do Algarve