A aplicação de taxa turística no concelho de Portimão tinha sido já aprovada pela Câmara, mas faltava o voto favorável da Assembleia Municipal, que foi dado na sessão realizada na última quinta-feira, 15 de fevereiro. A partir de agora, quem for passar férias a Portimão terá de pagar uma taxa turística de dois euros por noite, no caso de se tratar do período de época alta, sendo o valor reduzido a metade durante o resto do ano.
Portimão não é o único concelho do Algarve a aplicar taxa turística, dado que Vila Real de Santo António, Faro e Olhão já a instituíram há algum tempo. De acordo com o Algarve Marafado, prevê-se para breve a extensão desta taxa a todos os concelhos algarvios. O objetivo passa por reverter uma parte da verba arrecadada para utilização do próprio município, servindo a outra parte para assegurar a criação de um fundo regional para promoção e animação turística.
Note-se que o pagamento de taxa turística em Portimão é feito até ao limite de sete dormidas. Dentro de poucas semanas, também Lagoa se prepara para levar à Assembleia Municipal local uma proposta com o objetivo de começar a aplicar uma taxa turística àqueles que para lá se deslocam para passar férias.
O que fazer em Portimão?
Se for até Portimão e estiver bom tempo, não deixe de aproveitar para estender a toalha no areal da Praia da Rocha, Praia do Amado, Praia do Vau ou até mesmo na Praia dos Três Irmãos. No entanto, percorrer as ruas do centro histórico e espreitar o estuário do rio Arade são também outros planos que pode fazer durante a sua estadia em Portimão. Ainda assim, agora terá de pagar taxa turística por cada noite que dormir no concelho.
Leia também: É um dos vinhos mais caros do mundo e está à venda no Auchan. Saiba quanto custa