Nos meses de verão, dormir no Algarve fica mais caro, mas há alojamentos na região que continuam a praticar preços de época baixa e que lhe permitem ter experiências diferentes. É que agora é possível dormir no meio da Ria Formosa, dentro de um barco que é também uma casa e que, como tal, dispõe de todas as comodidades, nomeadamente quarto, cozinha, sala e casa de banho. A ilha da Fuseta fica à distância de uma curta viagem de barco a remos.
Se não fosse Ricardo Badalo, de 38 anos, talvez hoje ainda não seria possível dormir no meio da Ria Formosa, junto à ilha da Fuseta. O fundador da empresa Barco Casa garante aos hóspedes deste alojamento a possibilidade de “dormir com as estrelas, mergulhar em águas azul-turquesa e apanhar sol numa ilha deserta”.
À NiT, Ricardo Badalo assume que desde pequeno estava habituado a dormir em veleiros durante o verão, pelo que “esta foi uma ideia que desenvolvemos, porque estivemos sempre muito ligados ao mar e à própria construção naval”. Desta forma, os barcos casa surgiram em 2014, fruto da ideia de construir uma embarcação flutuante, mas com melhores condições do que aquelas que Ricardo encontrava nos veleiros onde dormia durante a infância.
Os barcos casa dispõem de todas as comodidades de uma casa dita “normal” e pode escolher entre várias opções de barco. Tanto pode optar pelo Barco Casa Ilha da Culatra, como pelo Barco Casa Barra Nova, pelo Blue Lagoon ou pelo Barco Casa Barra Velha. Este último é o que oferece a estadia mais económica, uma vez que acolhe grupos de 10 pessoas por 470 euros à noite, o que se traduz num investimento de 47 euros por pessoa, por noite, no mês de agosto.
Durante a época baixa, os preços sofrem também um decréscimo, contudo, os barcos casa não estão no meio da Ria Formosa, mas sim atracados na marina privativa da Fuseta. As reservas são feitas através do site da Barco Casa.
Leia também: Há duas praias do Algarve que estão entre as mais perigosas de Portugal